Acusado de plágio, diretor da Band vai processar autora brasileira

José Eduardo Moniz
José Eduardo Moniz fez um longo desabafo no Instagram (Imagem: Divulgação / TVI)

Ocupante de um cargo importante no artístico da Band, José Eduardo Moniz fez um desabafo no Instagram após ser acusado de plágio pela escritora brasileira Marisa Medeiros.

A escritora alega que o executivo foi um dos responsáveis por copiar uma de suas obras no roteiro de A Única Mulher, novela produzida em Portugal pelo canal local TVI entre 2015 e 2017, da qual Moniz era supervisor.

Empresário, jornalista e um dos principais nomes da televisão portuguesa, José Eduardo negou conhecer o projeto da acusadora. “Uma senhora que não conheço de nenhum lado, de nome Marisa Medeiros, surgir, do nada, a lançar boatos a meu respeito sobre a novela A Única Mulher, um enorme sucesso em Portugal, que foi escrita por Maria João Mora, e que tive a honra de supervisionar”, começou o executivo.

Moniz disse ainda que o fato de ele trabalhar na Band, emissora detentora dos direitos de exibição de A Única Mulher no Brasil, deve ter sido o motivo para alguém “se aproveitar de alguma coisa”. “Certamente não se trata de coincidência”, afirmou.

Há alguns dias, a emissora paulista recebeu uma notificação dos advogados de Marisa pedindo para que a trama não seja exibida, conforme informou com exclusividade esta coluna do RD1.

O executivo também afirmou que pretende processar a autora brasileira. “Lamento este tipo de pseudojornalismo que vejo aqui. Bastaria ao escritor que tratou de divulgar isso estar atento a interrogar-se-ia sobre quem sentará no banco dos réus. Saberia, por exemplo, que o Correio da Manhã, aparentemente a primeira entidade a divulgar essa “notícia”, já tratou de publicar uma informação segundo a qual a referida senhora, que não conheço de lado nenhum assim como a “sua obra”, irá ser por mim alvo de um processo crime”, informou.

“O tribunal é, de fato, o lugar certo para se averiguar quem fala verdade e quem é que pretende tirar partido de quê. Não admito que belisquem a minha honra e acusar-me de plágio é uma calúnia que não pode ficar sem castigo”, encerrou. José recebeu o apoio de seguidores de famosos como o ator Pedro Carvalho.

O RD1 procurou Marisa Medeiros para comentar sobre o assunto, mas ela preferiu não dar entrevista. “Deixa ele falar o que quiser”, limitou-se a dizer.

https://www.instagram.com/p/B8KOSFPHvlM/

Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected]
Veja mais ›