Afiliada da Record, RIC TV proíbe roupas vermelhas em jornalistas e leva bronca de sindicato

RIC TV

RIC TV, afiliada da Record, proíbe vermelho na vestimenta de seus funcionários (Imagem: Reprodução / Globo)

A RIC TV, afiliada da Record, causou uma reação inédita e profunda por parte do Sindicado dos jornalistas Profissionais do Norte do Paraná depois que o grupo proibiu os jornalistas da casa de irem ao ar com roupas nas cores vermelho e bordô.

A atitude é vista como uma reação contrária ao ex-presidente Lula, do PT, e a possibilidade do seu retorno ao poder. Por meio de nota, o sindicato declara que o desabafo é para “denunciar e repudiar decisão de grupo RIC TV de assediar moralmente seus jornalistas”, e frisa apresentadores e repórteres.

Parceira da Record, RIC TV causa reação de sindicato

Ao destacar que o motivo da reação é por conta da proibição pelas vestimentas nas cores vermelho e bordô, o sindicato aponta que a atitude é tomada em um momento “de grave polarização eleitoral”, o que “evidencia um claro posicionamento do grupo em prol da candidatura do atual presidente à reeleição”.

O Sindijor Norte do Paraná argumenta que é “uma opção eleitoral incompatível com o caráter de uma emissora que é concessão pública e é também um atentado às liberdades individuais dos jornalistas”.

E finaliza: “Esse cerceamento é inadmissível em pleno século 21. É irônico que a empresa, em seu site, apregoa uma independência editorial que é contrariada por essa ridícula proibição”.

A Record é uma das apoiadores do atual governo federal, assim como a RedeTV!. A emissora do bispo Edir Macedo é alvo de uma ação de advogados de Lula no TSE em razão da escolha da data para a sabatina com o ex-presidente.

O líder do PT, caso queira comparecer na entrevista, vai participar numa sexta-feira, considerado o dia com menor audiência, enquanto Bolsonaro vai ser entrevistado numa segunda, dia dos melhores índices de audiência do telejornal.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].