Alerta Nacional com Sikêra Jr despenca em um ano; audiência cai pela metade

Sikêra Jr
Audiência de Alerta Nacional, com Sikêra Jr, despenca em um ano na RedeTV! (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Há um ano, Sikêra Jr era considerado um sucesso na RedeTV!. O apresentador de 54 anos começou a ganhar destaque após a emissora fechar um acordo com a TV A Crítica e passar a retransmitir nacionalmente o programa Alerta Nacional.

A atração popular chegou a atingir 3 pontos de ibope e 4,4% de participação no universo de TVs ligadas (share). O sucesso foi tanto que o pernambucano se tornou a segunda maior audiência da RedeTV! em São Paulo, ficando atrás apenas do Encrenca.

Antes de Sikêra, a empresa de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho chegava a registrar 0,5 ponto no horário na Grande São Paulo. Com sua chegada, subiu para 2,1 de média. Na maioria das praças brasileiras o retorno foi o mesmo. Em Recife, ele multiplicou por sete. No Distrito Federal, por quase seis.

A sua ausência no comando da atração também era sentida na audiência. Quando o jornalista testou positivo para Covid-19, no ano passado, o ibope desabou. Quando saiu de férias, no início deste ano, também houve um reflexo.

Em junho de 2020 a RedeTV! surpreendeu e renovou o contrato com Sikêra por sete anos. Porém, ao que tudo indica, segundo Ricardo Feltrin, do UOL, o fenômeno do canal não é mais o mesmo. Baseado em apelação e favoritismo ao governo federal, o programa já perdeu metade do público.

Os 4,4% de TVs ligadas que sintonizavam se tornaram 2,2%. De 3 pontos, sua média no ibope em São Paulo, de acordo com Kantar Ibope Media, caiu para 1,5.

Recentemente, o famoso fez uma declaração polêmica ao dizer que a Covid-19 é equivalente a gripe H1N1 “com uma baita assessoria de marketing“.

O comentário esdrúxulo de Sikêra Jr foi compartilhado nos Stories do Instagram e no Twitter. Em alguns registros na web, ele apareceu sem máscara dentro de um parque de diversões localizado em Penha, região de Santa Catarina.

No início da pandemia da Covid-19, o famoso seguiu o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e garantiu que o coronavírus era uma “gripezinha”. Semanas depois, foi diagnosticado com a doença.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›