O DJ Alok usou a tecnologia deepfake para uma campanha entre Djs do mundo e, para isso, usou William Bonner, Whindersson Nunes e Silvio Santos como garotos-propaganda. No final do vídeo, ele fez um alerta sobre o uso da ferramenta para a promoção de fake news.
VEJA ESSA
O âncora do Jornal Nacional começou o vídeo com o seu tradicional “boa noite”. “O DJ brasileiro Alok está concorrendo mais um ano no top 100 djs do mundo. Está sentindo a energia?”, questionou.
Em seguida, o rosto de William Bonner saiu e entrou o humorista. “Fala, galera! Eu tô aqui para pedir para você votar no Alok para colocar o Brasil no top 1 dos Djs do mundo. DJ Alok, o Dj que representa o Brasil entre os tops do mundo”, completou Nunes.
O dono do SBT apareceu na sequência, mas com a voz de Alok. “É isso aí. Conto com vocês, mas antes de me despedir eu quero lembrar que nada disso aqui é real”, advertiu.
“Eu estou usando essa tecnologia hoje para pedir votos para uma campanha de DJ. Pessoas podem usá-la para outro tipo de campanha. Não acredite tudo o que você vê na internet. Boa noite”, finalizou o Dj.
Em seu perfil no Twitter, o empresário explicou: “Deepfake é uma tecnologia capaz de criar imagens ou sons falsos, mas realistas, de pessoas dizendo ou fazendo coisas que nunca fizeram. Todo o vídeo foi manipulado com inteligência artificial a partir do meu rosto, sem a presença dos demais”.
Confira:
O @alokoficial fez um vídeo que vai além de uma campanha de conscientização. O DJ fez um alerta para que as pessoas saibam que nem tudo que existe na internet é real. Confira! ?????? #Dj #Alok #Campanha
(Imagem: Reprodução/Instagram) pic.twitter.com/yPntYZslG3
— RD1 – Notícias da TV e Famosos (@rd1oficial) September 17, 2021
“Deepfake” é uma tecnologia capaz de criar imagens ou sons falsos, mas realistas, de pessoas dizendo ou fazendo coisas que nunca fizeram. Todo o vídeo foi manipulado com inteligência artificial a partir do meu rosto, sem a presença dos demais. pic.twitter.com/8fxV6Uo59l
— Alok (@alokoficial) September 16, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].