Aos 76 anos, Ana Maria Braga assumiu um novo desafio na Globo: comandar um reality show culinário, o Chef de Alto Nível. Empolgada com a nova fase, a famosa lembrou de uma frase do seu médico.
Em entrevista ao jornal O Globo, a comunicadora foi diagnostica com câncer em quatro ocasiões. Por causa da doença, Ana Maria Braga mudou radicalmente a sua alimentação:
“Depois que tive câncer, passei a pensar diferente. Meu oncologista sempre diz que a gente deve comer só o que Deus fez (…) Eu amo sorvete. Não foi Deuz quem fez. O de pistache, então, eu não resisto”.
No comando do Mais Você há 25 anos, a contratada da Globo acompanhou de perto as mudanças na rotina dos brasileiros. “De lá para cá, o cardápio do brasileiro mudou, mas o interesse por gastronomia continua o mesmo”, disse.
Ana Maria Braga no comando do Chef de Alto Nível
Chef de Alto Nível, baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, tem apresentação de Ana Maria Braga. A competição será realizada na Torre das Cozinhas, uma megaestrutura construída nos Estúdios Globo, com três cozinhas empilhadas, cada uma com características específicas.
Na cozinha do topo, os cozinheiros têm à disposição tudo que há de mais avançado em relação a equipamentos e utensílios. Na cozinha do meio, o cenário é diferente, um espaço menos luxuoso, mas com boas condições de uso.
Já na cozinha do porão, os competidos não terão vida fácil, tendo que lidar com os recursos limitados de um lugar precário. Do topo ao porão, uma plataforma une as três cozinhas e é por onde os participantes poderão escolher, com tempo bem limitado, seus ingredientes.
Para conquistar o título de Chef de Alto Nível, os cozinheiros vão ter que provar que são capazes de entregar os melhores pratos sob as mais diferentes circunstâncias.
O caminho dos 24 competidores rumo ao prêmio começa com a fase das seletivas, que marca os três primeiros episódios. Divididos pelas categorias profissionais, amadores e da internet, oito participantes de cada grupo encaram um desafio em cada cozinha, com a eliminação de um deles a cada prova.
Com os pratos avaliados pelos chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, os 15 melhores cozinheiros dessa fase – cinco de cada grupo – passam à disputa de grupos, que mistura competidores das três categorias, com a chance de serem escolhidos para compor, então, o time dos chefs mentores e vestirem o sonhado dólmã e os aventais dos grupos.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].