Ana Maria Braga solta expressão racista na Globo e acaba criticada na web

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga é acusada de racismo nas redes sociais (Imagem: Reprodução / Globo)

Ana Maria Braga novamente foi muito criticada nas redes sociais após soltar uma expressão racista no Mais Você, da Globo. Nesta quarta-feira (22), a apresentadora disse sentir uma “inveja branca” de um repórter da atração.

Tudo aconteceu quando Fabrício Battaglini mostrava ao vivo uma plantação de girassol em Cerquilho, no interior de São Paulo. A loira acabou deixando claro tudo o que estava sentindo ao ver a cena.

“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”, declarou a famosa.

O termo, cabe ressaltar, é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco a uma coisa boa. Com isso, se a inveja é algo ruim, ao ser branca ela é suavizada.

No Twitter, então, Ana Maria foi criticada. Em março, a global, que é branca, já se retratou por usar a falsa ideia de “racismo reverso” ao citar o BBB 2021 e romantizar a miscigenação no Brasil.

No dia seguinte, ela usou seu programa para pedir desculpas e também chamou uma ativista negra para explicar o porquê o racismo reverso não existe. A convidada ressaltou que ele é uma relação de poder e quem foi escravizado por mais de 300 anos no Brasil foram os negros sequestrados de África, e não a população branca.

Confira a repercussão:

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›