André Valadão provocou uma fake news na imprensa ao dizer que foi obrigado a desmentir uma enxurrada de mentiras que promoveu contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral. O pastor provocou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e causou espanto na internet.
VEJA ESSA
Em vídeo, o pastor declarou que havia recebido uma intimação assinada pelo ministro Alexandre de Moraes. “Dias atrás eu recebi uma intimação do TSE através do senhor Alexandre de Moraes e eu venho me declarar a partir dessa intimação dizendo que o Lula não é a favor do aborto”, iniciou.
André Valadão desmente fake News por decisão do TSE
Segundo ele, o presidente do TSE ainda tinha sugerido uma mensagem contra falas polêmicas como a ideia de que Lula é a favor do aborto, da legalização das drogas e até dos pequenos furtos pelas mãos de “trombadinhas”.
“Não é a favor de descriminalização das drogas, de liberar pequenos furtos”, prosseguiu o evangélico. “Lula não é a favor, literalmente, da regulação da mídia, onde você vai perder o poder de se expressar sua opinião, expressa o seu culto. É isso. Deus abençoe o Brasil”, finalizou.
O vídeo produzido é falso. O repórter Renato Souza, do R7, informou que a assessoria do TSE não teve nenhuma decisão no processo envolvendo o pastor em postagens sobre Lula.
André Valadão causa perplexidade em Felipe Neto
Felipe Neto ficou chocado com a atitude do pastor ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL): “O que André Valadão fez não foi uma retratação. Foi um escárnio com a cara do TSE e do Alexandre de Moraes”.
O ativista afirmou que Valadão apostou no “deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo”, e cravou: “Se ficar impune, será um dos maiores vexames do Tribunal”.
No meio religioso, André Valadão apostou em ataques contra a candidatura do ex-presidente Lula e chamou seguidores contra a esquerda. A família Valadão, em apoio a Bolsonaro, foi responsável por várias manifestações contra o adversário do presidente Jair Bolsonaro.
Confira:
A pedido do TSE minha retratação. 🇧🇷
Compartilhem minha retratação 🙏🏻 pic.twitter.com/X3eZARWsYM— Andre Valadao (@andrevaladao) October 19, 2022
ATENÇÃO: Procurei a assessoria do TSE e o Tribunal informou que não houve decisão no processo envolvendo o pastor André Valadão e postagens sobre Lula. Religioso fez retratação por conta própria e não fala a verdade quando diz que foi obrigado pela Justiça Eleitoral.
— Renato Souza (@reporterenato) October 20, 2022
O que Andre Valadão fez não foi uma retratação.
Foi um escárnio com a cara do TSE e do @Alexandre – deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo.
Se ficar impune, será um dos maiores vexames do Tribunal.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) October 19, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].