Ao vivo, âncora da CNN Brasil desabafa sobre polêmica da Bombril

CNN Brasil
Âncora da CNN Brasil desabafa sobre polêmica e racismo estrutural (Imagem: Reprodução/ CNN Brasil)

A Bombril tem sido detonada e acusada de racismo nas redes sociais por lançar uma esponja de aço inox com o nome Krespinha, uma associação ao cabelo de pessoas negras. Por isso, em pleno telejornal da CNN Brasil, Luciana Barreto comentou o caso e desabafou sobre o racismo estrutural existente no país.

Nesta quarta-feira (17), a âncora alertou para quantas garotas já ouviram comparações entre seus cabelos crespos e Bombril. “Posso dizer que qualquer pessoa, branca ou negra, sabe que chamar o cabelo de meninas negras na escola de Bombril era muito comum como ofensa”, iniciou sela.

“Então, meninas negras resinificaram a palavra; passou a ser cabelo crespo”, disparou Luciana Barreto, que seguiu com o seu desabafo na bancada.

“Agora as pessoas voltam a ser ofendidas por ter seus próprios cabelos, que são da sua natureza, com uma forma de pejorativa de ser chamado. Isso faz parte do racismo estrutural“, explicou a jornalista.

A âncora ainda pediu às pessoas para pesquisarem e lerem sobre o termo, que explica as nuances do preconceito no Brasil. “Crianças não podem mais conviver com o racismo estrutural, porque entra no psicológico, que entra no que a gente chama de auto-ódio”, acrescentou ela.

“Odiar seu próprio corpo, odiar sua própria cor, odiar seu próprio cabelo. E isso está no mercado de trabalho, no que você é aceito, como você é aceito ou não. Não é permitido racismo, porque é crime”, completou a apresentadora da CNN Brasil.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.