Maju Coutinho foi alvo de fake news após ter dito durante o Jornal Hoje da última segunda-feira (24) que nenhum membro do governo, inclusive o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), “prestou solidariedade às vítimas” do novo coronavírus durante a cerimônia Brasil Vencendo a Covid.
VEJA ESSA
O Chefe do Executivo reclamou no Twitter da suposta fake news armada pela âncora, mas o fato de que nenhum nome do governo falou sobre o assunto foi comprovado. Ainda assim, robôs bolsonaristas lançaram uma campanha difamatória contra a jornalista da Globo.
Ontem (26), durante o JH, Maju reafirmou que “nenhuma autoridade do Governo prestou solidariedade às vítimas. Mas uma médica da Bahia, a doutora Raissa Soares, que não faz parte do Governo, pediu um minuto de silêncio e o pedido foi respeitado por todos os presentes, inclusive pelo presidente. Fica aqui o esclarecimento”.
Em resposta aos ataques, internautas criaram uma campanha pró-Maju, o #MajuMaravilhosa, que contou com a adesão de famosos. “Maju é maravilhosa e competente”, defendeu Marcelo Adnet. “A Maju é maravilhosa”, elogiou Miriam Leitão. “Maju é tudo de bom!”, exaltou Patricia Pillar.
“Viva uma das mulheres mais sensacionais do jornalismo e da minha vida”, escreveu a comentarista Natuza Nery. “Para você que é desinformado, foi uma médica que pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do Coronavírus. A iniciativa não partiu de nenhuma autoridade presente”, afirmou Cecília Flesch, da GloboNews.
Confira a repercussão na web:
Maju é maravilhosa e competente #MajuMaravilhosa
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) August 25, 2020
A Maju é maravilhosa #MajuMaravilhosa
— Míriam Leitão (@miriamleitao) August 25, 2020
Maju é tudo de bom!!! #MajuMaravilhosa
— Patricia Pillar (@patriciapillar) August 26, 2020
Viva uma das mulheres mais sensacionais do jornalismo e da minha vida #MajuMaravilhosa https://t.co/ZiUQsl3SLy
— Natuza Nery (@NatuzaNery) August 25, 2020
#MajuMaravilhosa #MajuIncrivel
Pra vc que é desinformado, foi uma MÉDICA que pediu uma minuto de silêncio em homenagem às vítimas do Coronavírus. A iniciativa não partiu de nenhuma autoridade presente.— Cecilia Flesch (@ceciliaflesch) August 25, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].