O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu se pronunciar a respeito da entrevista do ex-presidente Lula (PT) – seu principal rival nas eleições presidenciais – no Jornal Nacional. Na manhã desta sexta-feira (26), o chefe do Executivo atacou a Globo e fez novas acusações.
VEJA ESSA
Na avaliação do mandatário, William Bonner e Renata Vasconcellos apresentaram um tom mais ameno na sabatina com o petista do que com ele – na última segunda-feira. Segundo ele, a atitude foi tomada porque o atual governo cortou verbas publicitárias da emissora.
“Compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a Globo. Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira”, afirmou o político.
Ainda a respeito da sabatina, o presidente destacou que ajudou a preservar a liberdade de imprensa, mesmo da suposta posição anti-conservadora da Globo:
“Hoje, a emissora pode até continuar promovendo perversidades como o aborto, as drogas, a ideologia de gênero, a inversão de valores e a destruição da família se assim desejar, só que não mais sustentada com rios de dinheiro público”.
Bolsonaro, então, lembrou que Lula é um defensor de uma regulamentação da mídia no Brasil. “A garantia que a Globo e a imprensa de forma geral sempre terá comigo é de jamais defender o seu controle, como pretende o outro lado. Para quem ama e defende a liberdade, isso não tem preço. Mas hoje, infelizmente, muitos são capazes de entregá-la por algumas moedas de prata”, escreveu.
– Apesar disso, sua liberdade foi preservada. Hoje a emissora pode até continuar promovendo perversidades como o aborto, as drogas, a ideologia de gênero, a inversão de valores e a destruição da família se assim desejar, só que não mais sustentada com rios de dinheiro público.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2022
– Talvez se tivéssemos dado o que queriam, as boas notícias não seriam acompanhadas por um “mas” e sobrariam aplausos ao meu governo. Mas escolhemos investir no Brasil e não em elogios. Por isso o desemprego cai, a economia cresce, a violência diminui, mas a gritaria continua.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2022
Bolsonaro é detonado por atitude contra a Globo
Nos comentários das postagens, porém, internautas reagiram de forma contrária ao posicionamento dele. “Fechou a torneira aumentando a verba? A Globo é novamente o primeiro lugar em dinheiro do governo. Gado que está lendo aqui, NÃO ACREDITE EM MIM! Pesquise no portal da transparência! A seguir, comente me xingando e ignorando o fato apresentado”, disse um.
“Mas quem mais gasta com Globo é você”, comentou outro. “A Globo ajudou a disseminar o anti-petismo e apoiou o golpe contra a Dilma. Se você tivesse, pelo menos, estudado para estar no cargo que está saberia disso. Não vai no debate por que, Tchutchuca?”, declarou um terceiro.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]