Gregório Duvivier, apresentador da HBO Max, foi condenado pela Justiça de São Paulo ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil ao empresário rural Antônio José Junqueira Vilela Filho. A produtora também foi alvo da sentença.
VEJA ESSA
A decisão judicial veio à tona por conta de um episódio do programa Greg News de março do ano passado. Nele, o humorista chamou o empresário de grileiro e disse que o mesmo era acusado de “invadir e desmatar mais de 300 quilômetros quadrados da Amazônia”.
O caso chegou ao conhecimento do empresário, que logo movimentou o seu jurídico atrás de uma compensação moral e financeira.
No processo, segundo informações da revista Veja, os advogados do empresário afirmaram que Duvivier fez afirmações falsas e altamente ofensivas. Alexandre Fidalgo e Cláudia Pinheiro David declararam que Antônio “é um reconhecido empresário, cuja atuação profissional está pautada ne legalidade”.
Gregório Duvivier se defende na Justiça
A equipe jurídica do ator do Porta dos Fundos pontuou que o cliente não cometeu nenhum ato ilícito e lembrou do direito à liberdade de expressão. A defesa ressaltou que toda a referência do roteiro foi embasada em fontes jornalísticas.
Ainda de acordo com as matérias, o juiz do caso, Gustavo Coube de Carvalho, não aceitou a argumentação de Gregório Duvivier e condenou o contratado da plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery por ofensas evidentes.
Para o magistrado, as declarações foram baseadas em notícias veiculadas anos antes, sendo que nenhuma das acusações jornalísticas resultou em qualquer ação penal. Gregório e HBO, que saiu atrás de uma ex-estrela da Globo para um novo projeto, podem recorrer da decisão.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].