O jornalista Alex Escobar passou por um procedimento cirúrgico na última quinta-feira (6) para realizar a remoção de um tumor de aspecto benigno no timo, glândula localizada na região do tórax e essencial para o sistema imunológico.
A intervenção médica ocorreu semanas após o apresentador sentir um mal-estar durante uma transmissão ao vivo da TV Globo na cobertura da Copa do Mundo nos Estados Unidos.
A cirurgia foi realizada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Globo Esporte, o procedimento obteve sucesso e o estado de saúde do profissional é estável.
Alex Escobar e o diagnóstico de doença autoimune
A investigação detalhada sobre o quadro de saúde do comunicador começou em junho, quando ele enfrentou dificuldades para se expressar enquanto participava do programa Encontro com Patrícia Poeta.
Inicialmente, atribuiu-se o episódio ao forte calor do verão norte-americano e a um pico de pressão arterial.
No entanto, após retornar ao Brasil e passar por uma bateria de exames, Escobar foi diagnosticado com miastenia, uma condição autoimune que compromete a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos.
A alteração costuma provocar fadiga muscular repentina e afeta funções como a fala e a mastigação.
Recomendação médica e recuperação
Diante da identificação da miastenia e da presença da lesão no timo, a equipe médica optou pela remoção cirúrgica do tumor como estratégia para amenizar e controlar a progressão dos sintomas.
Antes de se submeter ao procedimento, o apresentador manteve uma rotina saudável e seguiu praticando atividades físicas.
Atualmente, Alex Escobar cumpre o período de recuperação e está afastado das telas em razão de um período de férias que já estava previamente agendado em seu calendário de trabalho.
Sou jornalista formado pela UNIFG, tenho 26 anos e combino a vivência da grande redação com a dinâmica da comunicação digital. Minha trajetória inclui uma sólida experiência – com mais de 6 anos - como redator, onde atuei em diversas editorias, como Esportes, Entretenimento e Cidades. Além do jornalismo online, possuo forte atuação em Assessoria de Imprensa e Social Media. Tenho experiência pela criação de estratégias de conteúdo para redes sociais, o que inclui a produção e edição de vídeos em ferramentas como CapCut e Canva. Essa bagagem multimídia me confere versatilidade, agilidade e a capacidade de traduzir pautas complexas em conteúdos dinâmicos para diferentes plataformas e públicos. Linkedin: Manuel Dias
