Apresentador e comentarista do “Balanço Geral SP”, da Record, Renato Lombardi recebeu uma enxurrada de críticas de telespectadores revoltados com uma fala no jornalístico da última quarta-feira (23).
Na edição, Lombardi afirmou que Jojo Todynho só entraria em seu “lombômetro” caso ela fosse à academia. O “lombômetro” é o método que Renato usa para avaliar a beleza das famosas que são citadas no quadro “Hora da Venenosa”. Nele, o repórter diz se a personalidade é “Tchuchuca”, “Tchuchucona” ou “Tchuchucassa”.
A irritação do público foi geral. “Gordofóbico. Se não gosta da artista, beleza, mas dizer que só depois de emagrecer ela vai pro lombômetro? Ridículo! Eu adoro A Hora da Venenosa, mas percebo que os elogios vão sempre para as mulheres padronizadas, em corpos esculturais. A Jojo é um exemplo para muitas mulheres, e destacar sua capacidade de não se abater pelo corpo pode salvar muitas mulheres na mesma situação que não se aceitam. Pense nisso! O programa tem um alcance muito grande!”, avaliou um seguidor.
“Eu gosto do Lombi, mas como sou gorda também fico bastante decepcionada com os comentários dele”, concordou outro.
“Lombardi, sou sua fã, mas não posso deixar passar, você é contra as gordinhas. Por que a Jojo Todynho não pode ir no lombômetro? Não é a primeira vez que observei isso. A brincadeira está se tornando sem graça. Discriminatória em fase de extinção”, avaliou uma terceira.
Outra mulher detonou o contratado da Record: “Então a Jojo só poderá ser avaliada após a finalização da malhação? Antes disso ela não tem classificação por estar fora dos padrões intitulados por vocês? Pessoas acima do peso não podem ter seu charme e serem apreciadas? Diariamente assisto, mas falam tanto de preconceitos e hoje achei esse comentário muito triste. Melhore a forma de se expressar no programa ao vivo”.
Para a internauta, Lombardi se defendeu e chamou Jojo de uma “tortinha”. “Fique triste não. Ela está começando a malhar e assim que concluir o ciclo vai entrar no lombômetro. Nada contra as mais tortinhas. Por favor não entendam dessa maneira”, pediu aos seguidores ao comentarista.
http://www.instagram.com/p/Bs-I1SwgS5c
“Balanço Geral”, “Cidade Alerta” e reprises garantem vice à Record
A faixa das 12h00 às 20h45 – com “Balanço Geral”, “Cidade Alerta” e reprises de novelas – está “segurando as pontas” da Record quando o assunto é audiência. A emissora vem perdendo terreno nas manhãs e nas noites para o SBT. Foi o que aconteceu, aliás, nesta segunda-feira (21).
Das 6h00 às 12h00, todos os telejornais, além do “Hoje em Dia”, amargaram a terceira colocação. O “Balanço Geral Manhã”, das 6h00 às 6h59, registrou 1,1 ponto contra 3,9 do SBT; na sequência, entre 7h00 e 8h28, o “SP no Ar” obteve 2,4 x 4,4 da principal concorrente. O “Fala Brasil”, das 8h29 às 9h59, marcou 4,1 x 5,0 da segunda colocada; já o “Hoje em Dia”, entre 10h00 e 11h58, garantiu 4,8 x 6,1.
“O jogo virou” com o “Balanço Geral”, cravando 8,5 pontos frente os 7,8 da estação de Silvio Santos (12h00 às 14h59). A reapresentação de “Bela, a Feia” (2009) assegurou a vice, com 5,9 a 5,4 (15h00 às 15h52). O mesmo se deu com “Essas Mulheres” (2005), garantindo uma vitória apertada, com 4,9 a 4,8 (15h53 às 16h47).
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].