Artista usa pronome neutro ao vivo na Globo e público reage: “Todes brasileires”

Ana Furtado apresenta o É de Casa na Globo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

O pronome neutro para referir-se às pessoas sem distinção de gênero masculino e feminino tem dividido opiniões nas redes sociais, mas neste sábado (27), acabou virando assunto no É de Casa, da Globo.

Na ocasião, a repórter Rita Batista entrou ao vivo diretamente da Mostra Brasileires, diretamente do Parque Minhocão, em São Paulo, e a curadora do evento, acabou roubando a cena por seu discurso.

Durante a entrevista, Fernanda Bueno disparou: “Bom dia a todes. Estamos aqui na galeria de arte a céu aberto de São Paulo, no polo cultural Parque Minhocão, com a mostra Brasileires”.

“Com vários artistas ocupando esse espaço com arte urbana no espaço público, de acesso livre e gratuito para todes”, completou. Nas redes sociais, o público reagiu com várias críticas.

“Bom dia à todes… Alguém avisa pra essa entrevistada que pronome neutro NÃO EXISTE”, disparou um telespectador. “E essa idiota falando todEs e brasileirEs passando vergonha em rede nacional?”, questionou outra.

“Nada mais idiota só que esta mulher falando ‘todes’ em uma amostra dedicada ao feminino kkkkkkkkk que bosta coerência”, disse mais um. “A produtora cultural fala todes e brasileires. Menos, gente, bem menos”, ainda outro.

Vale lembrar que o pronome neutro também chegou a ser assunto no BBB 2021, quando Karol Conká relembrou uma propaganda protagonizada por ela na marca de cosméticos Avon.

Após a polêmica envolvendo a performance dos rapazes na primeira semana, criticada por Lumena, ela fez questão de dizer que o slogan da empresa era “para todEs”.

O objetivo da publicidade era destacar a diversidade de gênero. Na mesma semana, o assunto voltou à tona com uma declaração do participante Fiuk, ao revelar como gostaria de ser chamado.

Durante uma ação da marca C&A, ele fazia o papel de vendedor da loja, quando Camilla e Nego Di brincaram com o oferecimento do cartão. “Gostaria de um cartão, senhor?”, brincou Camilla.

Mas Fiuk rebateu imediatamente: “Nem senhor e nem senhora, senhore!”. A sister, porém, ignorou a consideração e seguiu como se nada tivesse acontecido. A atitude virou piada na internet.

Confira:

Mulher fala pronome neutro ao vivo no É de Casa da Globo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Lucas MedeirosLucas Medeiros
Lucas Medeiros é formado em Comunicação Social e escreve sobre o dia a dia da TV.
Veja mais ›