A Globo anunciou uma mudança repentina na cobertura da Guerra da Ucrânia e encaminhou repórteres para o país. Antes, a condução dos trabalhos era do escritório de Nova York. Band, Record e SBT saíram na frente e encaminharam suas equipes para a tensão no Leste Europeu.
VEJA ESSA
Por meio de nota, a assessoria da Globo destacou que “o jornalismo da Globo e a GloboNews vêm acompanhando a tensão entre Rússia e Ucrânia desde que as ameaças de invasão começaram”, mas com o início do confronto entre Ucrânia e Rússia, “correspondentes estão sendo deslocados”.
Globo pensa na segurança dos seus repórteres
A emissora destacou que a viagem foi pensada visando a segurança dos seus contratados, “para participar da cobertura em diversos pontos”.
O canal encaminhou Gabriel Chaim, autor de dois documentários da GloboNews finalistas no Emmy, e Rodrigo Carvalho, deslocado de Londres para a fronteira da Polônia com a Ucrânia.
O repórter Marcelo Courrege, por sua vez, saiu de Paris e foi para Moscou. Bianca Rothier, correspondente da Suíça, foi levada para Bruxelas, a sede da OTAN.
“Nas redações do Brasil e nos escritórios internacionais da Globo, grande parte da equipe também está dedicada à cobertura do conflito e seus desdobramentos com matérias em todos os telejornais de rede da TV Globo e na GloboNews”, afirmou.
Canais concorrentes estão na Ucrânia
O jornalista Leandro Stoliar e o cinegrafista Luís Felipe Silveira, pela Record, foram os escolhidos para a viagem internacional. Roberto Cabrini, pela Record, foi chamado para uma cobertura especial da tensão no país.
Pela Band, o repórter Yan Boechat ficou encarregado do envio de material para o Jornal da Band. O correspondente internacional Sérgio Utsch, pelo SBT, foi para o país há poucos dias.
O repórter Mathias Broteiro, da CNN Brasil, foi para a Ucrânia. Ele estava em Moscou, onde acompanhou de perto a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o encontro do político com o presidente Vladimir Putin.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].