Audiência da TV em queda prejudicou muito mais outras emissoras do que a Globo

A Globo não foi a única emissora de TV a perder audiência. Mesmo diante de exemplos claros de índices mais baixos no horário nobre, na linha de shows e nas noites de domingo, o canal apenas seguiu o ritmo de uma lista dominada por SBT, Band, RedeTV! e Record.

Globo
William Bonner no comando do Jornal Nacional (Imagem: Reprodução / Globo)

De junho de 2020 para junho de 2024, segundo o Metrópoles, a Globo saiu de 12,33 pontos para 10,77 pontos, uma queda de quase 15%. O SBT, por sua vez, despencou de 4,35 para 2,43 pontos em quatro anos.

A Record deixou a casa de 4,35 pontos para 3,34 pontos de audiência. Em quarto lugar, a Band chegou ao considerado traço: de 1,30 para 0,84. A RedeTV! fechou com 0,24 ponto neste ano, contra 0,55 de 2020.

Entre os destaques negativos das três maiores, a Globo ficou atrás da meta no horário nobre com a atual novela das 21h, Renascer, o mesmo vale para as novelas bíblicas da Record e a novela infantil do SBT. 

Record acumula 55ª vitória em cima do SBT

Na briga por audiência, a Record assegurou pelo 55º mês consecutivo a vice-liderança em cima do SBT nos parâmetros do Ibope na Grande São Paulo.

No PNT (Painel Naciona de Televisão), a Record fez 4,7 pontos de média e 11% de participação, contra 3,0 pontos de SBT e 7% de televisores sintonizados.

Na média 24 horas, o canal do bispo Edir Macdo emplacou 3,6 pontos de média e 10% de participação, diante de 2,5 pontos do SBT e 7% de aparelhos ligados.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].