Augusto Nunes é condenado a pagar R$ 30 mil a Gleisi Hoffmann por acusação

Augusto Nunes
Augusto Nunes é obrigado a indenizar petista (Imagem: Divulgação/ Record)

O jornalista Augusto Nunes foi condenado pelo TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

A atitude foi tomada após o famoso ter chamado a parlamentar de “amante” mais de 70 vezes em textos publicados nos veículos jornalísticos em que trabalha. Segundo o processo, o termo fazia referência ao apelido de Hoffmann na planilha da Lava Jato.

De acordo com informações do UOL, porém, a Justiça considerou que o termo “amante” deixou de ser utilizado pelo jornalista com o intuito de informar o leitor e passou a ser usado para ofender a deputada petista.

“O sentido infamante e desrespeitoso adotado pelo réu se encontra carregado ainda de conteúdo misógino e sexista, puramente com o intuito de agredir a demandante”, declarou o desembargador Alvaro Ciarlini, relator do processo.

A decisão ainda diz que Augusto Nunes abusou do direito à liberdade de expressão e de imprensa, além de atingir a esfera extrapatrimonial e a integridade da parlamentar.

Foi determinado, então, que seja divulgada na íntegra nos veículos onde Augusto Nunes publicou os textos sobre Gleisi Hoffmann, como a revista Veja e o portal R7.

“Decisão judicial muito importante para todas as mulheres, atacadas e discriminadas por nossa atuação na política”, festejou a política, nesta segunda-feira (10), pelas redes sociais. “Tribunal deixou claro que liberdade de expressão não protege nem deixa impune a ofensa, a misoginia e o sexismo”, completou.

Recentemente, o jornalista ganhou mais espaço na Record e virou âncora do Jornal da Record News, o principal telejornal do canal de notícias, de segunda a sexta-feira, às 21h.

Desde 2011, o telejornal era apresentado por Heródoto Barbeiro, que não foi demitido e segue no telejornal, mas apenas como comentarista. Além disso, poderá ser lido por meio do seu blog no portal R7.

Augusto Nunes está na Record desde 2019, quando foi contratado para ser comentarista do Jornal da Record. Em janeiro de 2020, ele ganhou a função de diretor do R7.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›