Autora de Vai na Fé nega convites a cantores gospel e explica mocinha evangélica

Luiz Fábio Almeida

15/12/2022

Vai na Fé

Sol (Sheron Menezzes) é a protagonista de Vai na Fé (Imagem: Divulgação / Globo / João Miguel Júnior)

A Globo estreia em janeiro a sua nova novela das 19h, Vai na Fé. A trama tem como protagonista Sol (Sheron Menezzes), uma mulher muito religiosa e cantora de um coral da igreja. Apesar de muito do que se tem falado, a história não gira em torno de um “mundo evangélico”.

Em coletiva de imprensa que o RD1 participou, a autora Rosane Svartman negou que a religião seja o ponto central da novela. Ela explicou que, na verdade, ela está presente em apenas um núcleo, que é o da mocinha.

Questionada por jornalistas, a novelista afirmou que teve a ideia de agregar uma história com personagens mais ligados à igreja durante a criação de Bom Sucesso (2020). Rosane disse que, em uma pesquisa de público, percebeu que quase metade das pessoas presentes se diziam evangélicos.

“90% dos brasileiros tem fé e uma religião definida. Não seria estranho que a protagonista fosse evangélica e cristã. Apesar da novela não ser religiosa, ela é sim importante. Ela aparece na construção da personagem central”, afirmou a escritora.

Rosane Svartman rebateu as notícias de que teria sido um pedido da Globo para buscar esse público que, teoricamente, não vê as novelas tradicionais do canal. “A pesquisa que fiz mostrou que esse público não necessariamente estava afastado da Globo, ou pelo menos assistiu ao Bom Sucesso”, disse.

“A novela tem vários temas, que surgem abrindo esse diálogo com o telespectador. A gente quer contar essa história sem ofender ninguém. A vontade é de criar pontes de empatia”, garantiu.

Na coletiva, a autora e o diretor da produção, Paulo Silvestrini, também negaram que a trilha sonora esteja definida e que cantores gospel haviam recusado convites.

Ela explicou que a trilha sonora será atual, contemporânea e pop, mas que haverão as músicas de cena, “que aparecem uma vez ou ao fundo, mas não na novela toda”, como as que estarão nas igrejas.

“A gente tem, em um dos cenários, que é o da igreja, o coral cantando música gospel. A gente não teve nenhuma negativa nas músicas das cenas. A gente não convidou nenhum cantor gospel para participar, mas acho até interessante convidar para participante”, declarou Svartman.

Paulo, por sua vez, pontuou que a novela é múltipla e a sonoridade também é. “A nossa trilha é urbana, contemporânea e profundamente pop. A gente não elenca como protagonista nenhum estilo musical. A novela não é sobre a religião, mas muitas coisas”, disparou.

Quadro do Altas Horas por causa de Vai na Fé?

Há algumas semanas, o Altas Horas estreou o concurso Altas Promessas, que apresenta artistas de todas as regiões do país interpretando canções do gospel. Muita gente associou a atração com a estreia do novo folhetim. Porém, a autora garantiu que não tem qualquer relação.

“É uma coincidência do quadro do Altas Horas com a novela. Depois que soube da estreia do formato, até tentei fazer um cross[over], mas não deu tempo. Só se o quadro tiver uma segunda temporada”, declarou.

Protagonista cheia de vontade de viver

Quem viu o primeiro teaser de Vai na Fé, lançado nesta semana pela Globo, já percebeu que a Sol é uma representação da mulher brasileira, guerreira, muito atarefada e cheia de alegria para viver.

Para a atriz, a Sol e a novela vem num momento muito importante do Brasil: “É um momento em que precisamos voltar a ter fé. É muito gostoso ver a protagonista que tem seus problemas, mas levanta com um sorriso no rosto. Ela faz tudo como muitas mulheres fazem na vida”.

“É muito importante agora as pessoas ligarem a TV e se conectarem de uma maneira muito positiva. É gostoso a gente se olhar, se identificar”, opinou.

Na trama, ela vive com a mãe, Marlene (Elisa Lucinda), o marido, Carlão (Che Moais), além das filhas, Jenifer (Bella Campos), de 18 anos, e Duda (Manu Estevão), de 12 anos. O núcleo é marcado pela união de amor, respeito e fé.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]