A Band anunciou novos detalhes da sua principal novidade na programação do ano que vem: o dia e horário do programa de Faustão. O canal paulista colocou o seu novo contratado numa missão complicada, mas longe de ser inédita na TV aberta.
VEJA ESSA
Silvio Santos fez o mesmo com Ratinho no início da década. Em 2010, após uma temporada completa do Programa do Ratinho exibido no final da tarde, o patrão deu ao funcionário um trabalho difícil.
Antes
Após o declínio de audiência das séries internacionais na faixa das 21h, o SBT colocou Carlos Massa no horário, em uma espécie de “esquenta” para a linha de shows após as 22h30. A ideia de Silvio era atrair o máximo de público possível após o fim do capítulo da novela da Globo.
A incumbência foi dada e depois de mais de uma hora de roteiro, por vezes, Ratinho encheu linguiça por vários minutos para arrematar parte dos telespectadores do folhetim da concorrente.
O momento mais marcante dessa estratégia do canal paulista foi o dia que o apresentador ligou para a Globo SP questionando o capítulo mais longo de Passione (2010).
“Liga lá na Globo, porque eles precisam terminar a novela. Eles combinam com a gente uma coisa e a novela está no ar”, disparou Ratinho, que ordenou a ligação para um dos departamentos do Plim Plim.
“Vamos perguntar que horas termina o capítulo, porque nós não temos mais assunto para colocar no ar”, entregou, ao vivo.
Agora
Nesta semana, a Band divulgou que o novo programa de Faustão será exibido de segunda a sexta, possivelmente das 20h30 às 22h00. Não vai ser surpresa um ajuste no horário até janeiro, para que a tarefa do veterano na Band seja ainda mais semelhante com aquela desempenhada por Ratinho no SBT.
Os dois aliás, dependendo da confirmação da nova grade, serão concorrentes. Por enquanto, o ex-apresentador do Domingão ganhou de cara o Jornal Nacional e as novelas da Globo, Record e SBT como os seus principais rivais.
O canal da família Saad pensou na nova grade de olho em mais faturamento e consolidação dos seus programas. Novelas estrangeiras e, para os mais otimistas, produções próprias, além do MasterChef, novos realities, jornalísticos e sessão de filmes, estão dentro do cardápio de possíveis atrações da casa após o programa de Faustão.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].