A Band é vista nos bastidores como carta fora do baralho ná questão sobre as transmissões da Fórmula 1 no Brasil a partir do ano que vem. A Globo, depois de 4 temporadas, está disposta a retomar o evento esportivo.
Segundo a Folha de S. Paulo, a direção do canal da família Marinho está em negociação com a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1, para exibir a principal categoria do automobilismo mundial em 2025.
Como informado pelo RD1, a Band tem contrato com a Fórmula 1 até o final de 2025, mas vive uma crise sem precedentes com a Liberty Media. Tudo leva a crer que o contrato será rompido no final deste temporada.
O desejo da Globo é exibir a Fórmula 1 na íntegra no SporTV, o canal de esportes da marca, e no Globoplay. A TV aberta deve manter corridas emblemáticas, como o GP São Paulo, GP de Monza e GP de Mônaco.
Globo quer a Fórmula 1, mas quer evitar conflito de programação
Mais do que isso, segundo apurado pelo RD1, a emissora líder de audiência vai dar preferência na TV aberta para as corridas exibidas na faixa da manhã, estratégia que visa não comprometer a programação vespertina.
A Liberty Media vê como uma oportunidade de ouro voltar a parceria com a Globo, não só pela questão comercial, mas em especial pela audiência.
Na Band, a Fórmula 1 tem oscilado entre 2 e 3 pontos de audiência. Na história da competição no país, o número nunca foi tão baixo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].