Há os que são aficionados. Há os que abominam (ou, pelo menos dizem). Qualquer que seja a sua opinião sobre o reality, é fato que ninguém consegue permanecer indiferente ao Big Brother Brasil. O objetivo desta coluna é descrever como o BBB 2020 fisgou um telespectador comum, que não passa horas votando em mutirões, nem assina pay-per-view.
VEJA ESSA
A seguir, listo alguns fatores que contribuíram para o estrondoso sucesso dessa edição. Veja se concorda comigo:
O fator nostalgia no BBB 2020
Mesmo antes de sua estreia, o BBB 2020 foi vendido ao público como uma edição histórica. Afinal de contas, o reality estava chegando à sua vigésima edição. E a proposta de reverenciar as temporadas anteriores foi cumprida com êxito.
Foi divertido rever a versão 2.0 de algumas provas do líder e também a homenagem a personagens e momentos que fizeram história. Foi assim com os monstros que relembraram o bate-panelas de Tina ou com a versão peculiar de We Are The World. Solange, do BBB 4 foi imitada com maestria pela campeã Thelma e também por Flayslane.
O elenco e as reviravoltas
A seleção de elenco também foi um acerto. A inclusão de artistas convidados se mostrou interessante para dar um novo fôlego à disputa. Além disso, os acontecimentos de dentro da casa fizeram com que o telespectador também refletisse sobre as suas próprias atitudes.
Foi assim quando as mulheres se uniram contra o grupo que havia arquitetado comprometer sua reputação. Seja em novela ou na vida real, o público sempre gosta de torcer (a favor ou contra).
Como consequência desse envolvimento, o reality bateu o recorde mundial de votos em um programa de TV. No décimo paredão, foram 1.532.944.337 de votos. Proporcionalmente, é como se cada cidadão brasileiro tivesse participado sete vezes dessa escolha.
A união na reta final
Você pode não ter concordado com as atitudes de um brother ou sister em determinado momento do BBB 2020. Se isso aconteceu, aliás, é mais uma evidência que, enquanto seres humanos, todos podem errar… no jogo e na vida.
Mas, não se pode negar, que, na reta final, qualquer desavença ou estratégia por conta do jogo foi deixada em segundo plano. Babu e as meninas se permitiram uma aproximação mútua. O ápice dessa interação foi o surgimento de Bubu. Mas não apenas isso: todos se dispuseram a ouvir uns aos outros. Foi gostoso de ver como o clima na casa ficou alto astral.
A pandemia de Coronavírus e a mobilização dos famosos
A pandemia de Coronavírus transformou a relação dos telespectadores com o BBB 2020. Tal qual os brothers, também precisamos ficar confinados em nossas casas, em respeito a orientação de distanciamento social.
Sem poder sair de casa, com novelas inéditas e campeonatos de futebol paralisados, o reality passou a ser o principal fonte de entretenimento para a audiência.
E esse imenso público não é composto só por pessoas anônimas. Bruna Marquezine, que acompanhou o BBB 20 desde o início, ganhou a companhia de outros famosos. Luís Roberto, inclusive, chegou a narrar a eliminação de Felipe Prior. Gabigol reproduziu alguns passos da dança do Babu.
E as celebridades não tiveram pudor em declarar sua torcida. Para incentivar o internauta a participar de votações, valeu até fazer promessa: de live de Anitta a nudes de Hugo Bonemer e Ícaro Silva.
Sucesso no mercado
O sucesso de público se transforma em ótimas oportunidades publicitárias. Além da comercialização de suas seis cotas nacionais de patrocínio – cada uma delas no valor de R$ 42.620.000 -, as marcas interessadas puderam fazer merchandising em festas, provas do líder e outras dinâmicas.
Por outro lado, a consagração incontestável da relevância do BBB 2020 foi vista nos intervalos da final. A Globo flexibilizou algumas normas internas para permitir que Netflix e Amazon – concorrentes do Globoplay – anunciassem suas produções.
A entrega de Tiago Leifert ao BBB 2020
Este colunista aprecia do trabalho de Tiago Leifert desde que ele despontou no Globo Esporte SP, em 2009. Mas reconhece que as interferências do apresentador irritam os fãs mais fervorosos do reality.
Todavia, também é justo admitir que ele se doa aos seus projetos. Nesta temporada, comandou as edições ao vivo de segunda a segunda, sem folga. Além disso, sempre interagia com os participantes ao longo do dia, para orientá-los sobre provas e dinâmicas.
É interessante observar que, mesmo aqueles que rejeitam Leifert – três anos depois, ainda há quem insista no retorno de Pedro Bial – enxergaram com bons olhos os momentos em que ele se emocionou nesta reta final. O apresentador foi elogiado publicamente por colegas famosos.
Destes, destaco o discurso feito após o anúncio da vencedora, em que ele celebra o fato de o programa ter conseguido se manter no ar, com equipe reduzida, durante a pandemia. Nesta terça (28), descobriu-se que há um motivo extra para as emoções à flor da pele: ele e Daiana Garbin serão pais pela primeira vez.
A consagração de Thelma Regina
Depois de uma campeã tão controversa no ano passado, a consagração de Thelma de Assis foi um alento nos tempos tão sombrios em que estamos vivendo. A vitória da mulher preta, que teve que lutar contra as estatísticas para conquistar seu diploma em medicina, é histórica, mas também é representativa. Será um sinal de que os brasileiros estão finalmente aprendendo a votar?
Foi também um resultado justo. Afinal de contas, entre os quatro primeiros colocados, Thelma é a única representante do grupo Pipoca. Artisticamente falando, para Rafa, Manu e Babu – rostos que já eram conhecidos do público – o maior legado é a visibilidade proporcionada pelo programa, que certamente vai alavancar suas carreiras.
Eu me despeço assumindo que, mesmo não sendo um aficionado pelo reality, essa edição me conquistou. Por todas as razões detalhadas acima, é possível cravar, sem sombra de dúvidas, que o BBB fez história.
Por esse feito, parabenizo Boninho, Leifert e todas as centenas de profissionais envolvidos. A eles, resta o desafio de produzir, pelo menos, uma edição tão boa quanto essa no ano que vem. Ficou um gosto de quero mais.
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.