BBB 2021: Associação indígena emite nota de repúdio contra Karol Conká

BBB 2021
Karol Conká, no BBB 2021, causa revolta em ativista indígena (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Karol Conká é certamente uma das figuras mais polêmicas do BBB 2021, sendo acusada por internautas de coisas como xenofobia, abuso psicológico, mitomania e afins. Em mais outra fala problemática, ela despertou a ira de uma associação indígena, que emitiu nota de repúdio.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Contextualizando a história, Lumena acusou Carla Diaz de se aproveitar da amizade de João Luiz e Camilla de Lucas — que são negros — para se promover. A cantora disparou, também alfinetando a dupla: “Mas eles aceitam migalhas. Aceitam espelhinho, entrega as terras em troca de espelho“.

Ana Patté, integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, repudiou a fala de Karol: “Essa fala carregada de racismo e violência histórica, reforçando estereótipo do bom selvagem, que anula toda história de massacre e extermínio dos povos Indígenas, na invasão do Brasil, com projeto de colonização… Não somente das mentes que se tornaram adoecidas, como também a colonização das relações, das terras“.

Não permitiremos assistir discursos como estes sem nos posicionar. Esse discurso na maioria das vezes são reproduzidos pelas escolas de que o Brasil foi descoberto e não invadido, reproduz ainda que nos conquistaram trocando nossas terras por espelho“, continuou a ativista, desmentindo a narrativa trazida pela participante do Big Brother Brasil.

Por fim, Ana pediu que Karol Conká respeitasse toda a trajetória indígena brasileira: “Nós sabemos que essa é a primeira Fake News da história, nós não somos exatamente os primeiros a chegar, nós somos os primeiros a estar. Respeite os povos originários, respeite a nossa história“.

Uma seguidora da integrante da APIB incentivou uma ação oficial: “Não deixe de se posicionar. Tome providências. Isso é um absurdo. Os povos originários merecem respeito“. Um segundo internauta criticou a trajetória da rapper no BBB 2021: “Mais uma fala absurda saindo da boca dessa mulher“.

Confira:

Clique aqui caso não consiga visualizar a enquete

Matheus Henrique MenezesMatheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›