O BBB 2021 não censurou um vídeo com comentários racistas de Nego Di e Karol Conká sobre Gilberto durante a edição ao vivo do programa na última sexta-feira (5). Tiago Leifert fez questão de explicar o motivo da exibição da conversa e destacou a importância social da atração.
VEJA ESSA
Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1
“Como vocês sabem, a casa do Big Brother Brasil muitas vezes é palco de discussões importantes que estão acontecendo na nossa sociedade agora”, iniciou o apresentador, que em seguida explicou aos telespectadores o assunto levantado pelos participantes: o colorismo.
“Às vezes, a forma como isso acontece lá dentro é polêmica, mas mesmo assim a gente gosta de olhar como uma oportunidade de levar para vocês assuntos relevantes”, defendeu o jornalista, que completou: “Nesta madrugada, o assunto levantado foi colorismo. Colorismo é quando o tom da pele determina como uma pessoa negra vai ser tratada”.
Na conversa, Nego Di ironizou o fato de Gilberto, antes aliado e agora rival do seu grupo, se declarar negro. Conká surpreendeu com um comentário. “Negro mesmo é o Fiuk”, disparou na sequência. O humorista atacou e soltou uma frase racista: “Ele é sujinho. Se esfregar bem…”.
Na volta ao estúdio, Tiago Leifert informou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisa a cor ou a raça da população como base na autodeclaração do cidadão. Sendo assim, a pessoa pode escolher dentre as cinco opções disponíveis: branca, preta, parda, indígena ou amarela.
Confira a repercussão na web:
Meu Deus, que show de horror este diálogo sobre colorismo no BBB21. #redeBBB pic.twitter.com/DvrEzY3IYZ
— Lucas Caldas (@lucaskaldas) February 6, 2021
Juro pra vocês que o que mais me espanta em tudo isso é a Lumena, que eu achei que seria super razoável e que traria debates importantes pra casa, ouve absolutamente todas as barbaridades, de colorismo a meritocracia, sem dar um pio em tom crítico.
— De Lucca ?️??? (@delucca) February 6, 2021
Não entendi o choque com o nível escroto do papo de colorismo no bbb se aqui no Twitter é igual risos
— Isabela Reis (@bela_reis) February 5, 2021
eu sempre achei importante falar sobre colorismo, mas tenho certeza que as pessoas que estavam naquele quarto sabem o que é, e mesmo assim zoam porque a militância é seletiva
— rue (@utratomic) February 5, 2021
esperava: entretenimento, diversão, futilidade
ganhei: gatilho, sofrimento e estudo de caso sobre colorismo, xenofobia, etc…….— Izabel Accioly (@afroantropologa) February 5, 2021
Tiago em rede nacional falando de colorismo? O boninho foi muito perspicaz.
Esse Big Brother é um verdadeiro simulacro do twitter. Eu tô impressionado.
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) February 6, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].