BBB 2021: Juliette errou mais que Gil, mas fãs passam pano

Juliette
BBB 2021: Juliette cometeu inúmeros erros no programa (Imagem: Reprodução / Globoplay)

O advento das redes sociais foi um marco para a liberdade de expressão e democratização da informação, mas também trouxe os seus males. E um deles é a pós-verdade. Com o BBB 2021, não está sendo diferente. Gil do Vigor está sendo massacrado inexplicavelmente por um secto de fãs da Juliette que o enxergam como a única ameaça dela para ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Matthew D’Ancona, jornalista político britânico, por meio de seu livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, explica que hoje a emoção e crenças se sobrepõem aos fatos objetivos. E é isso que Gilberto vem sofrendo. Ele foi, claramente, o que menos errou no jogo. E quando errou, assumiu os erros.

Em uma ação de massa envolvendo influenciadores digitais e instagrans de fofocas, Juliette ganhou um fôlego inexplicável na internet ainda que tenha cometido infinitamente mais erros que o rival. A maquiadora se aliou aos piores participantes da casa (ô dedo podre, hein?), puxou saco de famosos e admitiu que manipulou brigas para parecer que estava na posição de oprimida.

Juliette também já soltou frases como “Uma bicha para se impor, não precisa escandalizar”; “O racismo não tem cor”, “Eu gosto de pessoas negras também”; “Meu irmão diz que é bi, mas eu digo que não”; “Bem travestizão”; entre outras mentiras e distorções (veja no vídeo abaixo). No Twitter, porém, a passação de pano é geral.

Os únicos erros do Gil talvez tenham sido seguir os conselhos da Sarah e fazer alguns comentários exagerados contra adversários. O economista, por outro lado, brindou o público com coerência e acolhimento – incluindo o Lucas no momento que ele mais precisou e a própria Lumena, ainda que ela não merecesse. Também foi o primeiro a ter coragem e fazer um exposed das posições preconceituosas do Rodolffo.

A boa notícia é que Gil do Vigor fica no paredão desta semana, segundo pesquisas de diversos portais – incluindo o nosso RD1. Ele já pediu inúmeras desculpas pelos erros e terá mais uma chance de se redimir. Juliette, por outro lado, continua se colocando na posição de vítima e não enxerga os próprios erros. Sabemos que ela vai ganhar o programa. Contudo, é bem provável que se torne uma nova Emilly Araújo assim que deixar os Estúdios Globo.

Henrique BrincoHenrique Brinco
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!
Veja mais ›