Abolição
Ângela Corrêa (Iná) em Abolição; minissérie de 1988 ganha reprise no Canal Viva (Imagem: Divulgação / Globo)

O Canal Viva exibe a partir deste domingo (3), às 23h45, a minissérie Abolição. O conteúdo inédito reverencia o mês da Consciência Negra. E mantém ativa a faixa de produções do gênero abrigada na sequência da maratona de O Cravo e a Rosa (2000), todo domingo – após as reprises de Maysa – Quando Fala o Coração (2009) e Dercy de Verdade (2012).

Produzida em 1988 por conta dos 100 anos do fim da escravatura, celebrados em maio, Abolição foi lançada apenas em novembro, na semana do aniversário da morte de Zumbi – um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de negros no período colonial. A data do falecimento de Zumbi, 20 de novembro, foi oficialmente instituída em 2011 como Dia da Consciência Negra.

A minissérie acompanha o período que antecede a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel (Tereza Rachel). Em meio à divisão dos brancos, favoráveis ou contrários à libertação dos escravos, a cativa Iná Inerã (Ângela Corrêa) e o alforriado Lucas Tavares (Luiz Antônio Pillar) sustentam opiniões divergentes sobre a abolição, o que os impede de ficar juntos.

Enquanto Iná, líder espiritual de seu povo, planeja fugas e assassinatos – intimidando Coronel Macedo Tavares (Milton Moraes) e Osvaldo (Emiliano Queiroz), fazendeiro e jagunço que sujeitam escravos a castigos e humilhações –, o jornalista Lucas busca por mudanças na lei. O clímax se dá quando ele, pacífico, precisa pegar em armas para defender a vida da amada.

Abolição foi a primeira parceria da Globo com produtoras independentes; no caso, a Avan Produções e a Cininvest, também responsáveis pela minissérie República (1989). Walter Avancini respondeu pela criação, direção e roteiro, em parceria com Wilson Aguiar Filho – o historiador Joel Rufino dos Santos colaborou com o enredo. Paulo César Ferreira assinou a produção-geral.

No elenco, Carlos Kroeber, Cristina Prochaska, Edney Giovenazzi, Edwin Luisi, Jorge Coutinho, José Augusto Branco, José Lewgoy, Léa Garcia, Luiz Armando Queiróz, Mário Lago, Martha Overbeck, Mira Haar, Odilon Wagner, Rubens Corrêa, Serafim Gonzales, Thiago Justino e Walter Santos.

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

EU QUERO