A quarta-feira (9) foi agitada para os amantes de novelas! O Canal Viva e o Globoplay, “braços” do Grupo Globo na TV paga e no streaming, anunciaram suas próximas atrações. O Viva estreia Paraíso Tropical (2007) e Sonho Meu (1993), respectivamente, em 5 e 12 de julho. O Globoplay resgata Roque Santeiro (1985) no próximo dia 21.
VEJA ESSA
Conforme adiantado pela coluna Curto-Circuito, que Daniel Ribeiro e Duh Secco assinam aqui no RD1, o Viva optou por um título “recente” e nunca reprisado para substituir A Viagem (1994). Paraíso Tropical será exibida às 15h10 e às 23h45, com maratona nas tardes de domingo.
A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares acompanha as gêmeas Paula e Taís (Alessandra Negrini). Esta última toma o lugar da primeira, interessada em manter-se nas altas esferas do poder dentro do Grupo Cavalcanti, onde Daniel (Fábio Assunção) – apaixonado por Paula – e Olavo (Wagner Moura) disputam a sucessão do atual presidente, Antenor Cavalcanti (Tony Ramos).
A paixão de Olavo e Bebel (Camila Pitanga) marcou a produção, veiculada originalmente às 20h. O elenco conta também com Bruno Gagliasso, Gloria Pires, Marcello Antony, Renée de Vielmond, Vera Holtz, Beth Goulart, Daniel Dantas, Daisy Lúcidi, Fernanda Machado e Yoná Magalhães.
Sonho Meu, adaptação de Marcílio Moraes para obras de Teixeira Filho, traz a luta de Cláudia (Patrícia França) pela guarda da filha, Carolina (Carolina Pavanelli). A menina é acolhida por Tio Zé (Elias Gleizer) enquanto a mãe foge das garras do marido violento, Geraldo (José de Abreu). Para tomar a posse da pequena, Cláudia se envolve com os irmãos Lucas (Leonardo Vieira) e Jorge (Fábio Assunção).
Responsável pela segunda melhor audiência do horário das 18h na década de 1990 – atrás apenas da antecessora Mulheres de Areia (1993) –, Sonho Meu, inexplicavelmente, nunca foi reapresentada na Globo. O folhetim ocupa a vaga de Era Uma Vez… (1998) às 12h40 e à 1h20.
Roque Santeiro, desenvolvida por Aguinaldo Silva e Dias Gomes, foi reexibida pelo Viva em 2011. O enredo se debruça sobre Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e outros poderosos de Asa Branca que faturam em cima da fé alheia. Eles lutam para manter o mito de Roque Santeiro (José Wilker), que virou santo após “morrer” defendendo a cidade.
A farsa é ameaçada quando Roque reaparece. O texto de Dias, censurado pelo regime militar no dia da estreia em 1975, foi resgatado dez anos depois, em meio à abertura política. Aguinaldo respondeu por boa parte dos capítulos, agora disponíveis para os assinantes do Globoplay.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.