Fora do casting da Globo desde abril de 2022, Carlos Tramontina fez um desabafo sobre as demissões de jornalistas veteranos que a emissora tem feito nos últimos tempos.
VEJA ESSA
Nos últimos anos, rostos conhecidos do jornalismo do canal foram desligados, como Eduardo Tchao, Monica Sanches, Flávia Januzzi, Giuliana Morrone, César Galvão, Fabio Turci e Luciana Osório.
Em entrevista ao canal Fundo do Baú, de Luciana Liviero, no YouTube, o ex-âncora do SP2 analisou o jornalismo atual e afirmou que tem sido uma tendência a decisão envolvendo os veteranos.
Sem citar nomes de emissoras ou de profissionais, Carlos Tramontina apontou que a estratégia provoca consequências negativas ao mercado. Para ele, esse “rejuvenescimento tem um preço”.
“Quando você troca um jornalista com décadas de experiência, que tem um posicionamento, um conhecimento e uma experiência jornalística e de vida enormes, por um jovem que está no início de sua carreira, viveu pouco de vida e nada profissionalmente, há uma queda na qualidade”, desabafou.
O apresentador salientou que a perda de qualidade não está apenas nos veículos televisivos, mas também nos impressos.
“Os mais antigos, que tinham uma condição profissional e salarial mais consistentes, foram trocados por pessoas com salários menores. Junto disso, veio uma diferença enorme no conteúdo e qualidade”, opinou.
Carlos Tramontina deixou a Globo por conta própria
No entanto, diferente de outros apresentadores que foram surpreendidos pelo desligamento, Carlos lembrou que ele foi quem pediu demissão, após 43 anos.
Na entrevista, o veterano ressaltou que a decisão partiu de si mesmo e que procurou a direção dizendo que ficaria no máximo até 2022, pois desejava fazer outras coisas.
Em abril deste ano, o famoso foi contratado pela CNN Brasil para assumir o programa CNN Freedom Project e ainda estreou recentemente no Flow Podcast.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]