A apresentadora Cissa Guimarães causou um climão nesta quinta-feira (28) durante o programa Sem Censura, da TV Brasil, que teve como uma das convidadas a cantora gospel Fernanda Brum.
A apresentadora elevou a temperatura ao questionar a cantora sobre sua capacidade de ter amigas de diferentes crenças, citando explicitamente os orixás.
Tudo começou quando a jornalista Fabiane Pereira lançou uma pergunta direta sobre como os ensinamentos de Jesus se perdem quando a fé é usada para discriminar.
Fernanda Brum rebateu, afirmando que a intolerância ocorre em todas as religiões e que o importante é amar e perdoar.
“Perdoar o quê?”, indagou Cissa, abrindo espaço para o momento mais tenso.
“Você teria uma amiga, suponhamos, eu. Fui criada no catolicismo, mas sou uma pessoa eclética, ecumênica. Sou filha de Oxum, filha de Iansã, eu adoro minha Nossa Senhora, acho Jesus o cara mais incrível do mundo, gosto muito de Buda. Quero saber se você teria uma amiga como eu, que diria ‘axé’ para você”, disparou a apresentadora.
A cantora tentou amenizar, propondo amizade e oferecendo seu WhatsApp, mas Cissa Guimarães foi firme: “Não, só quero você que me respeite, que a gente tenha tolerância uma com a outra”.
A troca de farpas continuou com Fernanda Brum afirmando que tem amigas católicas e família espírita, mas que não mudaria por ninguém. O clima só esfriou quando Fernanda falou sobre seu trabalho de acolhimento a cristãos perseguidos
O embate entre as duas personalidades gerou um clima de desconforto no programa, com a discussão sobre tolerância e aceitação religiosa se tornando o ponto alto e mais comentado da edição.
Maria Clara é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Passei por redações de jornais produzindo notícias para os portais, fiz gerenciamento de redes e já fui a campo como repórter de rua em emissoras de televisão aberta. Instagram: @clarajordao_
