CNN Brasil estreia no Brasil e causa preocupação nas concorrentes

CNN Brasil
CNN Brasil estreia neste domingo, dia 15 de março (Imagem: Divulgação / CNN Brasil)

A CNN Brasil desembarcou oficialmente no país. O lançamento do maior canal de notícias do mundo, ocorrido em São Paulo, trouxe à tona uma série de preocupações por parte da concorrência, que intensificou chamadas de seus veículos de notícias em vários pontos da cidade.

Tentando fazer frente à estreia do novo canal de notícias, a Globo abriu espaço para que seu braço de informações, a GloboNews, começasse a veicular chamadas em sua programação aberta sobre o jornalismo. A novidade soou como “medo” da estreia da CNN Brasil por parte do canal carioca.

Nas redes sociais, as chamadas geraram uma série de comentários de internautas que perceberam o fato. Além da GloboNews, nota-se a veiculação de outros canais de comunicação de notícias, como a Band News FM, com mais intensificações nas programações.

Além disso, o canal pago da Globo repaginou sua programação para esperar a concorrente com boas armas. As novidades, que estão no ar desde o início do mês, trazem mais jornalismo ao vivo para bater de frente com a CNN Brasil, que terá grande parte de sua programação com notícias em tempo real também.

A CNN Brasil estará lado a lado com a BandNews no line-up das operadoras que a exibirão, como a Claro/NET.

Os usuários do Twitter comentaram os fatos. “Um recado aos que estão torcendo pelo fiasco da CNN Brasil: se a GloboNews atinge média de 0.69 e picos de 0.85, não queiram vocês que a CNN estreie com 5 pontos de média, ok? Ela não está na TV aberta, tá?”, disse um seguidor.

“Gosto da GloboNews, mas lamento que seja nosso único canal de notícias bem estruturado e de qualidade. Torço muito para a CNN Brasil não decepcionar e desafiar a GloboNews a melhorar ainda mais. Quanto mais concorrência e boas opções tivermos, melhor”, escreveu outro.

“Quero vê como será essa disputa com o futuro canal de notícia CNN Brasil e GloboNews“, comentou um terceiro.

CNN Brasil põe os pés no Brasil

Durante o evento de lançamento, a CNN Brasil anunciou os detalhes da operação. O canal ainda explicou o projeto editorial, os programas, telejornais, grade de programação e muitas outras novidades.

A festa contou com a presença dos sócios-proprietários Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil, e o empresário Rubens Menin, além de todos os apresentadores, comentaristas e repórteres contratados. A confraternização recebeu ainda profissionais do mercado publicitário, parceiros comerciais e representantes da sociedade civil.

Também estiveram presentes o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão; Senado, Davi Alcolumbre; os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; e Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; e ainda governadores como os de São Paulo, João Dória; Rio de Janeiro, Wilson Witzel; Minas Gerais, Romeu Zema; e Distrito Federal, Ibaneis Rocha; além de Senadores e Deputados. Renina Duarte, Secretaria Especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro, também marcou presença no lançamento.

Douglas Tavolaro aproveitou para agradecer o apoio dos patrocinadores e das empresas de distribuição do canal. “Obrigado a todos os anunciantes, marcas e representantes do mercado publicitário que estão conosco, sem vocês não há jornalismo de qualidade”, disse ele.

“A implantação da CNN Brasil foi marcada até aqui por duas palavras: planejamento e paixão. Tudo que idealizamos para montar essa emissora há mais de dois anos saiu do papel. Um novo modelo de negócios como empresa de mídia, posicionamento de mercado preciso e a montagem de um time de primeira linha para oferecer ao mercado uma nova opção de jornalismo diferente de tudo que temos hoje no Brasil. Tudo vem saindo exatamente como planejamos, mas não poderia imaginar que a CNN também iria nascer aqui cercada de tanta paixão”, concluiu ele.

Sócio e investidor da CNN Brasil, o empresário Rubens Menin ressaltou a importância da imprensa para a construção do país: “Sou brasileiro, amo este país. Temos negócios neste país. E o que a gente mais quer é que este país vá para a frente. Só isso já seria suficiente para levar este projeto adiante“.

Direto de Nova Yourk, Jeff Zucker, CEO mundial da CNN, enviou uma mensagem em vídeo para o lançamento: “Nunca houve um momento tão importante para o jornalismo. E nunca houve um momento mais importante para o lançamento da CNN Brasil”.

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, defendeu a liberdade de imprensa e a democracia e destacou a força do maior canal de notícias do mundo. “A CNN chega ao Brasil com uma tradição mundial de competência jornalística que desperta as melhores expectativas em torno da qualidade da cobertura, da análise e da veiculação de fatos e acontecimentos que se dão em quantidade e velocidade característicos da sociedade complexa e dinâmica que é a brasileira. Nossa democracia precisa de uma imprensa à sua altura“, analisou.

Fim do mistério

Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil revelou a grande novidade da noite ao informar que a CNN Brasil estreia neste domingo (15) primeiro nas plataformas digitais, às 18h, e, na sequência, às 20h, na TV paga no canal 577 da Claro/Net, Sky, Oi e Vivo com o programa CNN no Ar, um jornalístico com reportagens especiais e participação de todos os âncoras do canal.

O executivo anunciou ainda que o canal levará ao ar na estreia a cobertura completa do debate do partido democrata entre Biders e Sanders, com repórteres da CNN Brasil direto do Arizona, nos Estados Unidos.

Com 24 horas de jornalismo por dia e mais de 17 horas de programação ao vivo, a empresa vai manter a produção de documentários em parceria com produtoras nacionais e internacionais, como BBC, Reuters e Endemol, além de retransmitir atrações da grade americana, como o programa da jornalista Christiane Amanpour.

Aos domingos, no horário nobre, Evaristo Costa vai comandar o CNN Séries Originais. O programa será apresentado diretamente dos estúdios da CNN em Londres e vai seguir o formato padrão da norte-americana.

Na atração, o ex-apresentador da Globo apresentará três documentários exclusivos, com produções nacionais e internacionais.

PRÓXIMA MATÉRIA→

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com passagens pela Record News ES e TV Gazeta (Globo/ES), é apaixonado por televisão e acompanha as coletivas de imprensa com matérias exclusivas em vídeos com os artistas para o RD1. Além disso, produz conteúdo multimídia com as principais informações dos famosos para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!

RECEBA NOTIFICAÇÕES GRÁTIS