Com TV paga em crise, Globo pode ter o melhor ano após o início da pandemia

Globo

Globo deve fechar 2023 no azul após anos pesados pós-pandemia (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo caminha a passos largos para ter o melhor ano desde a pandemia de Covid-19. Os resultados financeiros preliminares da companhia em 2023 apontam para um bom terceiro trimestre, com faturamento na casa do bilhão de reais.

No último trimestre completo, a Globo assegurou R$ 4,03 bilhões, 6% a mais do que os R$ 3,81 bilhões conquistados no mesmo período do ano passado. O resultado foi provocado pelos direitos esportivos, de transmissão e serviços.

Globo está feliz com saúde financeira em 2023

Paulo Marinho, atual líder da Globo, tem motivos para celebrar com vendas de publicidade (61% do faturamento) e de assinaturas com TV a cabo e streaming (35% do total). O crescimento de 4% nos setores é visto como algo positivo, segundo o Notícias da TV.

O canal líder de audiência, no entanto, assume que a receita na TV paga em caído. O motivo é a constante queda de clientes e da renegociação com as operadoras.

Por outro lado, Globoplay e Premiere estão compensando, com bases 12% e 57% maiores, respectivamente, outro ponto a ser comemorado pela alta cúpula.

Nos nove meses de 2023, as receitas publicitárias estão 8% maiores, diferente nas esferas conteúdo, programação e assinaturas, 5% menores. A Globo, contudo, tem economizado. São R$ 10 milhões em relação ao período de 2022 (R$ 3,65 bi).

O Ebtida (lucro antes de juros) é de R$ 389 milhões no trimestre. Trata-se de uma alta de 135% na comparação com o ano passado, acumulando R$ 934 milhões no ano, 24% a mais do que os três primeiros trimestres de 2022. O quadro exposto pode sofrer ajustes com os resultados do quatro trimestre.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].