A vida de blogueira pode não ser tão glamourosa quanto se apresenta nas telas, principalmente no começo. Ainda assim, elas conseguem desfrutar de muitas coisas legais, como eventos, viagens, roupas caras e muitas experiências. Mas você já se perguntou como elas ganham dinheiro?
Algumas fontes de renda são fáceis de adivinhar, mas existem diversas formas de monetização da marca de uma blogueira e hoje nós viemos falar sobre elas. Você vai ver aqui como se dá a construção e manutenção da carreira de blogueira, como elas conseguem tantos benefícios e muito dinheiro.
Por isso, nesse passo a passo vamos discutir como tudo acontece desde o início e quais são algumas das boas práticas usadas pelas blogueiras para conseguirem ir mais longe e ganhar muito dinheiro com isso.
Criação da sua identidade pessoal e conteúdo
O primeiro passo que uma blogueira deve dar é a criação da sua identidade pessoal, a sua personalidade na web. Definir uma personalidade e uma forma de se comunicar é o que faz cada blogueira única, permitindo que ela tenha uma boa audiência para começar a monetizar o seu conteúdo.
De início, a criação de conteúdo com a sua personalidade é essencial para a carreira de uma blogueira, pois é preciso alimentar as suas redes sociais e o blog com conteúdo relevante, para que sua audiência se mantenha engajada.
Definição do nicho
A definição do nicho, mesmo que seja dentro de estilo de vida, é essencial para segmentar o conteúdo e atrair os primeiros seguidores interessados no assunto. Por isso, é interessante definir o segmento desde o início.
Alguns exemplos de nichos escolhidos por blogueiras são maquiagem, saúde, exercícios físicos, moda e acessórios, culinária, entre outros temas. Isso não quer dizer que elas não falam sobre outros assuntos, mas sim que o conteúdo mais aprofundado é o do nicho escolhido.
Criação de conteúdo do dia a dia
Mesmo definindo um nicho, muitas blogueiras compartilham o seu dia a dia para criar conexão com seu público. Com isso, elas compartilham seus desafios, rotina, coisas engraçadas e iniciam discussões com a sua audiência para criar mais engajamento.
Esse engajamento é essencial para começar a monetização de uma carreira de blogueira e abaixo nós falamos um pouco mais sobre quais as formas mais comuns de monetização deste segmento.
Monetização do conteúdo das blogueiras
Quem deseja atuar ou seguir nessa área deve saber que com o passar do tempo o seu canal poderá se tornar um veículo de mídia (na verdade, essa é a intenção da maioria). Sendo assim, confira a seguir as possibilidades de ganhos como blogueira.
Post patrocinado
Os posts patrocinados são aqueles em que as blogueiras são pagas para falar sobre uma marca ou produto. Essa é uma das principais formas de monetização do conteúdo.
Geralmente é feito um pacote definido pelas necessidades da empresa e disponibilidade da blogueira para que sejam feitas mais de uma publicação, até mesmo em plataformas diferentes.
Estes posts são cobrados de acordo com a audiência e engajamento da blogueira e por isso pode ter grande diferença de um profissional para o outro.
Embaixadores da marca
Os intitulados embaixadores de uma marca são aqueles que fazem contratos maiores com as marcas para que elas patrocinem por completo o trabalho de uma blogueira. Elas recebem tanto em dinheiro quanto em produtos e serviços da marca.
Esse patrocínio costuma ser mais longo, com contratos por prazo e pagamento mensal ou por um período determinado. Ainda assim, são negociadas publicações periódicas e a blogueira fica livre para inserir a marca mais vezes em seu conteúdo.
Alguns exemplos de embaixadores podem ser vistos na rede, quando os famosos utilizam celulares de uma marca específica ou algum outro produto ou serviço. Geralmente essa é uma propaganda mais sutil e incorporado ao estilo de vida do blogueiro.
Vendas de produtos físicos e digitais
Como a audiência de uma blogueira é muito grande, é possível fazer vendas em escala e ganhar dinheiro com comissões. Com isso, elas podem se afiliar nas plataformas e divulgar produtos que usam, recebendo uma comissão por cada compra.
Plataformas como Amazon ou até mesmo as plataformas de produtos digitais como a Hotmart são ótimos para afiliação. Se a blogueira quiser indicar algum produto que usa no dia a dia e que chama a atenção do seu público, ela coloca ou divulga o link e ganha dinheiro com essas vendas.
Sorteios patrocinados
Algumas empresas criam sorteios patrocinados em que outras marcas se juntam para conseguir mais seguidores em seus perfis. Geralmente, o perfil que faz os sorteios são os de blogueiras e elas são bem pagas por isso.
Funciona assim: algumas empresas se juntam e entram com os prêmios para o sorteio e o pagamento para participação. Esse pagamento banca a publicação das blogueiras que por sua vez podem entrar no sorteio como uma das contas a serem seguidas.
Com isso, além da blogueira ganhar dinheiro com a publicação patrocinada, ainda ganha seguidores com as marcações e divulgação do sorteio.
Criação da marca e produtos
Algumas blogueiras conseguem ir mais longe e criar suas próprias marcas inspiradas no seu nicho de atuação. Geralmente elas são feitas em parcerias com outras marcas do segmento em forma das famosas Collabs.
Com isso, muitas delas lançam suas coleções de roupas, produtos de maquiagem e até mesmo cursos online sobre um assunto que dominam. A definição do produto vai muito de como a blogueira trabalha e seu nicho de atuação.
Um grande exemplo de marca criada para vender produtos que virou sucesso é a Boca Rosa by Payot. A blogueira do nicho de maquiagem tem hoje a sua própria marca com produtos de beleza que chegaram a ser divulgados até mesmo no Big Brother Brasil 20, pela participação da empresária no programa.
Existem outras blogueiras que lançam suas coleções de roupas, artigos para esporte e muito mais. Com isso, elas ganham muito dinheiro com a venda dos produtos.
E essas são algumas formas de ganhar dinheiro das blogueiras. Mais abaixo falaremos sobre como esse ganho pode ir além, mas antes vamos falar de conceitos importantes para que se possa chegar lá.
Criação de Audiência e engajamento
Nós já falamos acima como é importante a criação de audiência e engajamento para que o trabalho de uma blogueira tenha sucesso, já que as marcas sempre estão de olho em quem possui mais influência. Mas você sabe como tudo é feito?
Primeiramente, vale a pena destacar que o engajamento é muito mais importante do que a audiência, já que ele mostra como o conteúdo é relevante e o poder de influência da blogueira. É daí que faz sentindo o termo “digital influencer”.
No início, a criação de audiência é bem difícil e algumas blogueiras ficam tentadas a comprar seguidores, mas essa prática, além de colocar em risco um perfil, não adianta muita coisa. Seguidores comprados não interagem, não comentam, não consomem.
Por isso, o crescimento deve ser feito pela criação de conteúdo, divulgação em outros perfis e até investimento em propaganda para aumentar o alcance da publicação. Desses 3 fatores, a criação de bom conteúdo é o mais efetivo, pois incentiva o compartilhamento e crescimento orgânico de um perfil.
Criação de Mídia Kit
O mídia kit é um arquivo que mostra detalhes do perfil de uma blogueira, como engajamento, média de comentários, resultados de campanhas anteriores e tudo mais que for interessante. Esse arquivo facilita para que as empresas saibam detalhes sobre a blogueira e que são importantes para a criação de uma campanha.
O ideal é que esse mídia kit seja feito em um site, de forma criativa e profissional. Ter um site é essencial para qualquer blogueira, pois é por lá que ela poderá criar uma boa vitrine para o seu negócio e sua carreira.
O foco do mídia kit deve ser os resultados de campanhas anteriores e o engajamento. Os comentários e avaliação das marcas que já trabalharam com a empresa podem ajudar a incrementar e deixar o mídia kit mais atrativo.
Por isso, o investimento em uma hospedagem de sites e registro de domínio pode ser essencial desde o início da carreira de uma blogueira, até mesmo para que ela possa manter o seu blog como forma de criar uma plataforma própria de conteúdo.
Portanto, a contratação de uma hospedagem de sites de qualidade permite que a blogueira crie uma plataforma onde é ela quem dita as regras, podendo customizar da forma mais criativa e interativa possível, melhorando a sua imagem diante sua audiência.
Conteúdo multiplataforma
Ainda com relação a hospedagem de sites, devemos reconhecer que a criação multiplataforma é essencial para um trabalho de uma blogueira. Mesmo que muitas construam sua audiência principal em cima de redes sociais como o Instagram, uma blogueira sem blog pode não ir além nos seus negócios.
Sobretudo, soa até estranho falar em blogueira que não tem um blog, afinal, é desse canal que surgiu o termo e toda essa movimentação que hoje ganhou o nome de digital influencer.
A criação de conteúdo multiplataforma permite que uma blogueira tenha audiência em diversos canais e que podem se reunir na rede principal de comunicação. Com isso, fazer conteúdos para outras redes e para o blog é essencial para ser reconhecida em todos as plataformas da internet.
Algumas das plataformas para blogueiras explorarem são:
- Blog próprio
- Instagram e Facebook
- Canal no Telegram
- Canal no YouTube
- Tiktok
- Grupos no WhatsApp
O interessante da criação de conteúdo em diversas plataformas é que cada uma tem o seu estilo e as blogueiras podem estimular a sua criatividade e se desenvolver como criadoras de conteúdo.
Quanto mais elas crescerem, mais oportunidades vão surgindo. Agora falaremos de uma das formas de ganhar dinheiro mais divertida e efetiva: a aparição em eventos.
Compromissos como (sub)celebridade
Chega uma certa hora em que as blogueiras começam a fazer tanto sucesso que elas se tornam subcelebridades e até mesmo celebridades. Isso faz com que elas sejam requisitadas para eventos de marcas, aparições e até mesmo para vivência de experiências como viagens.
O valor cobrado por aparições pode ser bem alto e fazer diferença nos ganhos de uma blogueira. Nestes eventos elas são bem tratadas, têm direito a camarim e aproveitam também para estarem mais perto de seu público, tirando fotos, dando autógrafos e sendo uma espécie de atração do evento.
Isso dá espaço para que elas cresçam e aproveitem cada vez mais a carreira, abrindo oportunidades para novos trabalhos. Tudo vai depender, no entanto, da desenvoltura da blogueira em cada trabalho e tudo conta ponto para que elas sejam bem vistas no meio publicitário.
Janelas de oportunidade
Quando uma blogueira se torna realmente conhecida, as oportunidades só vão aumentado. Algumas recebem convites para serem apresentadoras, participantes de Reality shows, atrizes e muito mais.
As janelas de oportunidade são diversas e a cada degrau que a blogueira sobre, mais opções de trabalhos vão surgindo. Todas essas oportunidades de aparição beneficiam a blogueira, tanto na parte financeira, como na oportunidade de alcançar mais pessoas que nem sequer sabiam que ela existia.
Algumas blogueiras acabam até mesmo mudando de profissão, conseguindo programas próprios, trabalhos em novelas e muito mais.
Ainda assim, como o trabalho na internet é bem flexível, todas elas continuam sendo influencers em paralelo, já que em certo estágio, elas contam com uma equipe que ajudam nas publicações, estratégias e criação de conteúdo.
Conclusão
A profissão de blogueira hoje em dia foi renomeada para digital influencer. Ainda assim, é recomendado que ela crie o seu blog, contrate uma boa hospedagem de sites e crie conteúdos em todas as plataformas interessantes para o seu público.
Essa é uma carreira que abre muitas oportunidades no meio publicitário e do entretenimento. Quanto mais talentos uma blogueira tiver, mais ela vai se desenvolver e conseguir ganhar dinheiro no ramo.
Por isso, quem está começando precisa entender que o desenvolvimento fora da rede é essencial para ser um influencer de sucesso, capaz de abrir novas oportunidades não só na internet, mas no mundo físico, na televisão e em qualquer outro meio de comunicação.
Gostou de saber um pouco sobre como as blogueiras ganham dinheiro? Conhece alguma blogueira ou sabe de alguém que se interessa por essa carreira? Compartilhe este post nas suas redes para que mais pessoas tenham noção de como pode ser a vida de blogueira.
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