Fátima Bernardes e os convidados do “Encontro”, Valéria dos Santos e Fred Nicácio (Imagem: Reprodução / Globo)

O “Encontro” com Fátima Bernardes “tombou” a internet nesta sexta-feira (14), ao debater o racismo estrutural. O programa recebeu o fisioterapeuta e estudante de medicina Fred Nicácio, elogiado nas redes por conta de sua beleza e de seu profissionalismo; na atração, Fred falou a respeito dos episódios de racismo que já sofreu e de um caso emocionante envolvendo uma paciente de 74 anos.

Já aconteceu de eu passar por situações onde o paciente chegava; e eu gosto de ficar no meio da equipe de enfermagem… E a pessoa se referir a primeira pessoa branca que ela vê, porque de forma estrutural ela recebeu um legado que o negro não pode ser o líder daquela equipe, o negro não pode ocupar o lugar do médico. Isso está errado e não é para ser assim“, relatou Nicácio, antes de comentar um post recente em seu Instagram.

No último dia 23, Fred compartilhou uma foto ao lado de uma paciente, assim legendada: “Essa é a Dona Alcenir, e no auge dos seus 74 anos, foi a primeira vez que foi consultada por um médico negro. Obrigado por dar a honra de presenciar esse momento da sua vida, Dona Alcenir“. “A mensagem que eu quis passar com esse post foi ‘por quantos médicos negros você já foi atendido na sua vida?’, disse ele ao “Encontro”.

A dona Alcenir precisou esperar 74 anos para ser atendida por um médico negro, e ela levou com ela o neto de 9 anos, ele não precisou passar por isso. Nós estamos vindo com uma geração forte, que não vai se calar. Que não vai passar de cabeça baixa. É tempo de falar, de representar e de existir“, concluiu o convidado. Fátima Bernardes reagiu quase sem palavras, tão emocionada quanto a web.

Saiba Mais:

Emocionado, Leo Dias se despede do “Fofocalizando” para iniciar tratamento contra dependência química

Louro José “bate cabeça” com rock no “Mais Você”; web e Ana Maria Braga reagem chocadas

🔔Boletim RD1 | Notícias dos Famosos