No próximo domingo, 13 de junho, o SBT dará início a exibição da Copa América com a estreia da Seleção Brasileira contra a Venezuela, às 18h, após o Programa Eliana. Para animar os telespectadores, o canal resgatou o Amarelinho, mascote que estava fora do ar há 23 anos.
VEJA ESSA
“Utilizamos os bonecos antigos como inspiração para não perdermos as características do personagem que já é uma tradição do SBT nos jogos da Seleção”, disse Ricardo Fiorenza, Gerente do Departamento de Criação Visual.
O boneco estreou na primeira chamada do canal paulista sobre a estreia da Seleção Brasileira na competição. Com um chapéu em verde e azul, o famoso mascote.
Em nota oficial sobre a realização da Copa América, o SBT afirmou que “está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras”.
O canal afirmou que “acredita que o futebol, sendo o esporte mais popular de todos e de grande atração de audiência, é uma combinação perfeita com uma emissora popular como a nossa, tão querida pelo público”.
História do Amarelinho
Próximo do início da Copa de 1990, o SBT, impulsionado pelo público, inovou ao criar um mascote televisivo para as transmissões dos jogos da Seleção Brasileira. O mascote foi logo apelidado de Amarelinho, uma simpática bolinha de futebol, na cor amarela, que expressava as mesmas emoções do torcedor: chorava com o gol adversário, ficava tenso ao ver um ataque, tocava corneta e vibrava na hora do gol.
Com o decorrer dos anos e das transmissões esportivas, o mascote foi atualizado. Em 1992, passou a usar boné e ganhou uma família que torcia junto nas Olimpíadas de Barcelona.
Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, passou a ter um rival, o Vermelhinho, que vibrava quando a equipe concorrente marcava um gol contra a seleção.
Ele esteve presente também nas transmissões das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e na Copa da França, em 1998.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].