Crise de audiência do SBT é sentida em todo país; Band e RedeTV! também perdem público

SBT

Programa do Ratinho derruba a audiência do SBT; canal enfrenta problemas em 2023 (Imagem: Reprodução / SBT)

Entre janeiro e outubro de 2022 e 2023, o SBT despencou nos índices de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão), mas não foi o único. O canal garantiu o topo da lista das maiores decepções no Ibope, mas acompanhado de Band e RedeTV!.

A emissora de Silvio Santos perdeu mais de 1 em cada 10 telespectadores em um ano. Trata-se do terceiro ano consecutivo de queda e o menor resultado em 42 anos de histórias, de acordo com as informações do jornalista Ricardo Feltrin.

SBT lidera ranking de canais que mais perdeu audiência entre janeiro-outubro de 2022 e 2023

A Band perdeu o que conquistou no ano passado, quando dividiu com a Globo o posto de canal que mais cresceu na média 24 horas. Em 2023, o declínio foi gigante: 1,6 espectadores para cada 10 televisores ligados saíram de lá.

A RedeTV!, de Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho, não superou a barreira de 0,7% de share (número de aparelhos sintonizados). Como outro exemplo, de cada 100 televisores ligados, a emissora não chega a alcançar 1.

Globo e Record, líder e vice-líder de audiência em todo país, cresceram praticamente nada na comparação com janeiro-outubro 2022 e o mesmo período de 2023, mas não ligaram o sinal vermelho como os canais rivais.

Ainda de acordo com a reportagem, a TV paga perdeu 11% de público, ao mesmo tempo que o streaming chegou a 10% de aumento, mas sem o boom das plataformas como visto no auge da pandemia.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].