Uma reportagem exibida no “RJ1”, telejornal da Globo no Rio de Janeiro, no último dia 6 de setembro, deu munição para um ataque do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, contra a emissora carioca.
O telejornal local, comandado por Mariana Gross, mostrou uma reportagem feita por Susana Naspolini sobre os problemas da escola municipal. No início da matéria, a repórter mostrou um caderno com palavras escritas erroneamente, como feliz com “s”, casa com “z” e escola com “x”.
“Reportagem divulgada no RJTV 1ª Edição, na Rede Globo, em 6 de setembro, insinuou que alunos da Escola Municipal Heitor Beltrão, em Parada de Lucas, mal sabem escrever. A unidade passou por uma grande reforma. A farsa deixou mães e estudantes indignados”, anunciou o perfil da prefeitura no Twitter.
No vídeo feito pela prefeitura de Marcelo Crivella, a escola apareceu limpa, com banheiros novos, salas em ordem, mas alunos e mães inconformados com a reportagem da emissora carioca. Em um momento do vídeo, uma criança chamou a Globo de covarde. “Eu fiquei triste porque minha escola não é daquele jeito. Vocês são uns covardes”.
Uma mãe garantiu que Susana Naspolini foi quem escreveu os erros no caderno enquanto fazia sua reunião de pauta com a equipe. Ela questionou a veracidade da reportagem e, segundo ela, a global deu com os ombros e disse: “Eu não posso agradar todo mundo”.
“A reportagem tentou denegrir [sic] o ensino público, mas acabou ridicularizando que mal sabe se defender”, afirmou a reportagem da prefeitura. No final, as crianças levantaram seus cadernos e mandaram um recado para a Globo: “Globo, esse caderno não é nosso. Esse é o nosso!”.
Assista:
Reportagem divulgada no RJTV 1ª edição, na Rede Globo, em 6 de setembro, insinuou que alunos da Escola Municipal Heitor Beltrão, em Parada de Lucas, mal sabem escrever. A unidade passou por uma grande reforma. A farsa deixou mães e estudantes indignados. Veja!#PrefeituraRIO pic.twitter.com/Ptu3z0fQRz
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) September 11, 2019
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].