Daniel Filho foi o entrevistado do Conversa com Bial, da Globo, desta segunda-feira (25). No papo, o diretor fez revelações sobre o seu início de carreira e os trabalhos na emissora carioca. Ao lado de Boni, ele revolucionou a TV no início de sua construção.
VEJA ESSA
A estreia do ex-marido de Regina Duarte na “grande empreitada tecnológica da época” foi em 1956, no programa Teatro Moinho de Ouro, exibido na TV Rio. Em 1967, Boni, então, o convidou para a Globo. “Nós estávamos sempre juntos”, recordou o famoso cineasta.
Pedro Bial revelou que as reuniões essenciais para as grandes ideias da época aconteciam na mesa do bar. “Havia reunião, mas a reunião melhor acontecia na hora do botequim, do cafezinho, na hora de comer a pizza de noite, porque a gente continuava vivendo aquilo… O que eu e Boni bolamos de programa, os dois bêbados…”, confessou o diretor.
Daniel Filho destacou que, no dia seguinte, repassavam as decisões e regulavam o excesso de entusiasmo. Inclusive, foi nas noitadas que nasceram séries históricas da emissora carioca, como Carga Pesada, Plantão de Polícia e Malu Mulher, todas em 1979.
“Era uma turma muito boa com uma vontade muito grande de fazer uma televisão boa, brasileira, que falasse com o público brasileiro“, disse ele. “Quando a gente começou a fazer a televisão a gente não sabia o que fazer com a televisão”, acrescentou o famoso, que ainda falou sobre a pandemia do novo coronavírus.
Citando A Vida como Ela É (1996), série baseada na obra de Nelson Rodrigues, Bial perguntou o que havia de “rodrigueano no distópico Brasil de 2020”. Filho fez referências a personagens do escritor e finalizou: “Há canalhice!”.
“Não pode usar aquilo que foi usado em Nuremberg [onde foram julgados o oficiais nazistas após a Segunda Guerra Mundial]: ‘Eu estava cumprindo ordens’. Aliás, um bom comandado não cumpre ordens. Tem que dizer ‘está errado, não faça isso’. Ou senão você está sendo um mau comandado. Está errado, está errado, está errado. Sabemos que está errado. Sabemos que temos que ficar em casa”, desabafou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.