Danni Suzuki visita reserva indígena e abre o coração ao falar sobre experiência

Danni Suzuki
Danni Suzuki viajou com o filho para a Reserva Indígena do Alto Xingu, no Mato Grosso (Imagem: Reprodução / Instagram)

Danni Suzuki viajou há duas semanas com o filho, Kauai, de 11 anos, para a Reserva Indígena do Alto Xingu, no Mato Grosso e falou com muito carinho sobre a experiência ao se despedir do local.

No Instagram, ao postar um vídeo com momentos na região, a famosa escreveu: “Despedida… nossos últimos momentos na aldeia. A saudade já é grande!! Grande não… Gigante”.

“Espero voltar logo para abraçar muito meus amigos e acompanhar o crescimento dessas crianças. Muita gratidão por cada minuto na aldeia. Nosso país é tão lindo”, afirmou.

“Escolher estar próximo da nossa cultura, valorizar as nossas riquezas e abraçar o que temos de mais lindo sempre será uma sábia escolha“, pontuou.

“Que todos nós possamos entender e cuidar da cultura indígena que é tão mágica e especial. OXIPAI meus amigos“, disse Danni Suzuki.

“Espero vê-los em breve!!! Muito obrigada por tudo!!! Viva os Meynakus. Viva o Alto Xingu ! Gratidão“, concluiu.

Danni Suzuki mostra dia na aldeia

Há alguns dias, em outra postagem, a atriz compartilhou um vídeo e contou: “Esse é o primeiro dia do QUARUP!!! A famosa cerimônia de celebração dos mortos, realizada entre os povos indígenas brasileiros da região do alto Xingu”.

“O ritual é ligado a mitologia de um herói cultural, conhecido como Maivotsinim. De acordo com o mito, Maivotsinim, desejando ressuscitar os mortos, entrou no mato e cortou três troncos de quarup, fincando-os no centro da aldeia. Ali os pintou e decorou com colares e penas”, explicou.

“Chamou duas cutias e dois sapos cururus para cantarem com ele. Depois, distribuiu peixes e beijus para os índios comerem. Os cantadores, sacudindo os chocalhos na mão direita, cantam sem parar em frente dos quarup, chamando os troncos à vida”, continuou.

“O ritual é lindo. As mulheres dançam nesse primeiro dia junto com os homens no início da cerimônia. À noite acontece a ressurreição simbólica do homenageado”, emendou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Carol BittencourtCarol Bittencourt
Brasileira vivendo em Portugal, Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.