David Junior destaca empatia e representatividade na nova temporada de Sob Pressão

Sob Pressão
David Junior (Mauro) em Sob Pressão; nova temporada da série estreia no próximo dia 12 (Imagem: João Faissal / Globo)

Colaboração: Fernanda Menezes Côrtes

Uma palavra resume bem tudo o que David Junior tem aprendido com seu trabalho em Sob Pressão: empatia. O ator, que vive Dr. Mauro na temporada que estreia na Globo no próximo dia 12, contou em coletiva online entre imprensa, elenco e direção, realizada ontem (4), que escreveu a palavra em sua parede e que a carrega como subtexto em tudo o que faz.

Vendo todo o trabalho da equipe, notei o quão empáticos eles são e construíram seus personagens. A empatia traz a confiança do paciente. Dr. Marcio (Marcio Maranhão, médico e autor do livro que deu origem à série) fala doce, baixo. Vendo-o dando o panorama do paciente para a família, você acredita, tem fé de que tudo vai ficar bem”, diz David.

David participou do especial Plantão Covid, em 2020, e entrou para o elenco fixo da série. Para ele, ter um médico negro com conflitos que vão além da cor da pele é um dos destaques da temporada. “É um grande avanço da nossa dramaturgia abrir espaço para que nós, negros, e em sua maioria periféricos, nos permitamos sonhar e conquistar lugares que nos foram negados por muito tempo”, avalia.

O ator conta, ainda, que poucas vezes viu um médico negro e por isso não teve onde buscar muitas referências para construir seu personagem. “56% da população do nosso país é negra, e ainda assim não encontramos essa representatividade. Para mim, é muito gratificante representar essas pessoas, de uma forma tão digna, empática, voltada para o ser humano, cuidando da vida. Na dramaturgia, o negro sempre é aquele que tira a vida, e o meu personagem vai prezar por ela”, desabafa.

Na série, Dr. Mauro cometeu um erro médico no passado durante a cirurgia de uma paciente bailarina, que ficou impedida de dançar. Isso faz com que reforce sua atenção em todos os procedimentos. “Ele busca uma paz interior por meio de cada paciente que trata. Não tem como voltar ao passado, mas ele tenta olhar pra frente e se redimir”, diz David, que acredita que errar faz parte da vida e que precisamos aprender a lidar com isso.

Falando nisso

Conforme ocorreu em 2018 e 2019, quando atingiu 90 cidades, a campanha nacional de doação de sangue relacionada a Sob Pressão será mantida pela Globo nesta nova leva de episódios. Os trabalhos terão início após a exibição do 4° programa.

Entrada de última hora

Bruno Montaleone foi chamado às pressas para substituir João Gana no papel de Matheus em Verdades Secretas 2, produção original do Globoplay, e já iniciou as gravações. A ideia inicial da Globo era recorrer a um ator desconhecido do público para o papel, mas, para não perder tempo, chamou o ex de Sasha Meneghel para assumir o personagem. Na trama, Matheus é um garoto do interior que vai para a cidade grande e se aventura na prostituição. O artista, então, terá que gravar cenas bem quentes para a produção.

Últimas emoções

A despedida da Olimpíada de Tóquio na Globo acontecerá no começo da manhã do domingo (8). O espetáculo de encerramento ocupará o espaço do Globo Rural e do Auto Esporte na grade. A programação esportiva, porém, seguirá na emissora carioca com o Esporte Espetacular, às 10h30, que repercutirá as últimas emoções dos Jogos Olímpicos.

Lá, lá, lá…

A edição deste domingo do Programa Silvio Santos vai contar com o especial produzido por Leonor Corrêa há seis anos, ainda inédito, sobre o “patrão”. As chamadas na programação, contudo, afirmam que o conteúdo é voltado para os 40 anos do SBT, completados no próximo dia 19. Silvio, cabe lembrar, gravou para tal edição de pijama…

Força total

O HBO Max está chegando com todo o gás no Brasil. Para bater de frente com o Netflix, o novo serviço de streaming disponibilizado para os brasileiros acabou de acertar um contrato com Murilo Rosa. O ator assumirá um novo programa, seguindo os passos de Angélica, Sandy, Tom Cavalcante, Pabllo Vittar e Luísa Sonza. Diferente dos outros streamings, o HBO tem demonstrado grande interesse em se destacar no mercado com uma variedade de realities. Agora é esperar para ver o que ainda vem por aí…

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›