Em “Malhação – Vidas Brasileiras”, Gabriela (Camila Morgado) explicou o termo “fascismo”; cena repercute na web (Imagem: Reprodução / Globo)

Temporada de “Malhação” que registra desempenho mediano, em audiência e repercussão, “Vidas Brasileiras” ganhou notoriedade na última semana, graças a uma cena em que a protagonista, Gabriela (Camila Morgado), define para seus alunos o termo “fascismo”, hoje associado ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) – que disputa o segundo turno com Fernando Haddad (PT).

Na sequência em questão, os alunos do Colégio Sapiência hostilizam Pérola (Rayssa Bratillieri) após a prisão de Eduardo Mantovani (Edson Celulari), pai dela, por crimes associados a seus mandatos políticos; após Hugo (Leonardo Bittencourt) questionar se a professora irá defender corrupto, Talíssia (Luellem de Castro) o confronta: “Hugo, cala essa boca, seu fascista ridículo! Você quer um livro de História?“.

Após repreender os dois, Gabi explica: “O fascismo é uma conduta política extremamente autoritária que usa a violência no lugar do diálogo. Pode variar de acordo com a época e o lugar, mas tem características que vão se repetir. […] Essa conduta cresce em tempos de crise. Por que? Porque os fascistas geralmente inventam um inimigo comum para levar a culpa da crise. Portanto, esse inimigo comum deve ser destruído, exterminado. E prestem atenção, porque é assim que eles estimulam a violência e falta de diálogo“.

A professora também fala sobre o ditador nazista Adolf Hitler, que perseguiu judeus durante a Segunda Guerra Mundial. E a propagação de “fake news” – “É comum dos fascistas desprezarem conhecimento, e apoiar, estimularem mitos e crenças furadas“, conclui Gabriela. No Facebook, a cena, compartilhada pela página “Um Filme Me Disse” conta com mais de 38 mil compartilhamentos, 15 mil reações e 2 mil comentários.

Confira:

Saiba Mais:

Apresentador da HBO detona Bolsonaro e chama Haddad de “Lula Diet”

Emissoras marcam debates do segundo turno, mesmo sem presença de Bolsonaro garantida

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!