Demissão em massa causa caos e Globo toma medida drástica para não parar

Paulo Carvalho

14/04/2023

Globo

Globo provoca mudança histórica no Jornalismo após demissão de vários funcionários de suas sedes (Imagem: Reprodução / Globo)

Em mais um passo na sua reestruturação, a Globo optou pelo rebaixamento de suas sedes no Recife e em Belo Horizonte após a demissão de dezenas de funcionários. A emissora decretou o fim do cargo de diretor de Jornalismo nas duas capitais.

Os chefes de Redação ganharam a missão do cotidiano da equipe, com a responsabilidade de tomada de decisões burocráticas sobre matérias, linha editorial e contratações de profissionais, segundo informações do Notícias da TV.

A Globo anunciou a escolha de apresentadores e repórteres, assim como decisões mais importantes, com base no desejo da alta cúpula do Rio de Janeiro. Ricardo Villela, diretor-executivo de Jornalismo, ficou como o grande chefão.

Globo quer concentrar decisões em sua sede principal

No Recife, o canal escolheu para a chefia de Redação a jornalista Angélica Tasso, enquanto em Belo Horizonte o diretor Virgílio Gruppi. Não houve aumento de salário. Com o novo organograma, a emissora deixou as maiores decisões no RJ.

Jô Mazzarolo era a diretora de Jornalismo no Recife, enquanto Marcelo Moreira era o líder de Belo Horizonte. Os dois eram donos de altos salários e mais de duas décadas na casa. Consagrados na profissão, ambos tinham autonomia total em suas decisões.

A extinção dos cargos acarretou na dispensa dos dois colaboradores. No plano de reestruturação, a Globo preparou mais mudanças em seu quadro de funcionários, desta vez com foco no Esporte e Entretenimento.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].