Demitida por ser “bonita demais”? Apresentadora dispensada da Globo causa com comentário

Janaína Xavier
Janaína Xavier deixou o Grupo Globo após 23 anos trabalhando no SporTV (Imagem: Divulgação / SporTV)

Demitida do Grupo Globo em maio de 2022, Janaína Xavier declarou que sentiu que perdeu o seu contrato na emissora por ser uma mulher “bonita demais”.

Durante sua participação no podcast Benja Me Mucho, a ex-apresentadora do SporTV, que trabalhou por 23 anos no canal, afirmou que a empresa procurava “outros padrões”.

“Teve um certo momento em que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’ e aí tinha aquela coisa de inserir a menina mais ‘cheinha‘”, disparou.

“Cada um vê beleza de uma forma, gente. Não estou dizendo que a mais cheinha não é bonita. Longe disso. Estou falando na visão deles“, emendou.

Ex-contratada da Globo, Janaína Xavier revela ser a favor da meritocracia

A comunicadora, que frisou sempre ter sido a favor da meritocracia, opinou que atualmente as escolhas são em torno dos “perfis diferentes”.

“Isso é na minha visão. Na pressa de mostrar a diversidade quando a questão é contratar uma mulher ou um homem, eles vão na mulher. Uma mulher preta ou branca, vão na preta. Ela é cheinha e fora dos padrões, a outra é muito bonita, perua… vamos na primeira”, completou.

Xavier, que apresentava o SporTV News, foi entrevistada pelo UOL Esporte após sua demissão, e afirmou que a decisão pelo rompimento foi “extremamente tranquila, sem estresse”.

A Trajetória de Janaína Xavier

Janaína Xavier iniciou sua carreira no jornalismo esportivo em 1998, trabalhando na afiliada da Globo no Paraná, a RPC. Sua habilidade e dedicação rapidamente a destacaram, e ela se tornou repórter da RPC de 2000 a 2008.

Em 2008, Janaína foi contratada pelo SporTV e mudou-se para o Rio de Janeiro. No canal, ela apresentou programas renomados como Tá na Área, Planeta SporTV e SporTV News.

Durante sua longa trajetória no SporTV, que durou até maio de 2022, ela cobriu eventos esportivos de grande importância e foi responsável por reportagens marcantes, como a notificação da morte do jornalista Rodrigo Rodrigues ao lado de André Rizek.

Além de sua carreira na televisão, Janaína Xavier também empreendeu na área de comunicação com sua própria empresa, a JX Comunicações. Ela lançou um curso de Jornalismo Esportivo online, compartilhando seu vasto conhecimento e experiência com aspirantes a jornalistas.

Carol Bittencourt
Escrito por

Carol Bittencourt

Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.