A TV tem por encanto dar vida à personagens que são bonecos. No entanto, a magia acaba deixando de lado quem é o ator que dá a vida ao personagem em questão. Resolvemos, então, mostrar o bastidor de como são, ou eram, as gravações dessas criaturas que marcaram a televisão brasileira.
Tunico do Programa do Ratinho: Fábio Galileu
O ator Fábio Galileu foi o manipulador do boneco Tunico, que era primo do personagem Xaropinho, do Programa do Ratinho, que existe até os dias atuais.
Rabicó do Sitio do Pica-Pau-Amarelo: Mario Jorge Andrade
O ator Mario Jorge de Andrade foi quem deu voz ao porco Rabicó, na obra de Monteiro Lobato que ganhou uma versão nos anos 2000. Em sua produção original, Aline Mendonça e Roberto Dornelles foram as vozes do porquinho.
JF: Garcia Júnior
Chefão do TV Colosso, o poderoso JF era dublado pelo ator Garcia Júnior. A atração, exibida pela Globo nos anos 1990, alegrava as manhãs das crianças com uma emissora comandada por cachorros.
Fofão: Orival Pessini
Orival Pessini (1944-2016) era o Fofão, personagem que integrou a turma do Balão Mágico na Globo. O humorista e ator surgiu no programa infantil e teve criação da máscara pelo próprio Orival.
Mau: Cláudio Chakmati
O personagem Mau assombrava, ou tentava, o encanamento do Castelo Rá-Tim-Bum. Sua marca era a gargalhada fatal. O boneco era comandado pelo ator Cláudio Chakmati, que dava voz e movimento.
Boneco X: Fernando Gomes
O boneco X, do programa X Tudo, da TV Cultura, marcou a geração de muitas crianças. Entre 1992 e 2002, quem manipulou X foi o ator Fernando Gomes, que deu vida aos personagens Júlio do Cocoricó e o Gato Pintado do Castelo Rá-tim-Bum.
Ver essa foto no Instagram
Foto rara de nós dois juntos. E a testa toda marcada pelo elástico que segura o microfone… Rsrs
Gralha Adelaide: Luciano Ottani
A gralha Adelaide, um dos personagens do Castelo Rá-tim-bum que conversava com a feiticeira Morgana, era manipulada por Luciano Ottani. Durante as gravações, o ator também manipulou o Gato Pintado.
Melocoton: Hélio Afonso
Famoso nos anos 1990, o Melocoton fazia companhia para a apresentadora Eliana no Bom Dia e Cia, do SBT. Na época, quem dava vida ao boneco na voz era o ator Hélio Afonso, que ficou conhecido, anos depois, por interpretar o personagem Pitoco.
Flitz: Edílson Oliveira
Edílson Oliveira foi o ator que deu voz ao computador Flitz, no Bom Dia e Cia, no SBT. Anos mais tarde, Edílson passou a ser conhecido pelo personagem Chiquinho.
Bozo: Arlindo Barreto
Arlindo Barreto deu vida ao personagem Bozo, no Brasil. O ator viveu o palhaço mais famoso do mundo nos anos 1980. Sua história foi contada no filme Bingo — O Rei das Manhãs.
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!