Detonado na web, BBB 2019 chega ao fim com pior audiência da história

BBB 2019

Alan e Paula, os finalistas do BBB 2019; temporada amargou pior audiência da história do reality (Imagem: Reprodução / Globo)

Terminou mal o BBB 2019. Alvejado por críticas na internet – boa parte dos usuários do Twitter, por exemplo, torceram o nariz para a campeã Paula –, o reality da Globo chegou ao fim com uma das médias de audiência mais inexpressivas de sua história, à frente apenas do último programa da temporada 2014. Na média-geral, o BBB 2019 ficou atrás de todas as edições anteriores.

A despedida do BBB19 registrou apenas 25,1 pontos, segundo dados da Grande São Paulo; o BBB14 anotou 23,7 pontos. A atração, que contou com show de Ivete Sangalo e com um discurso controverso do apresentador, Tiago Leifert, sobre a vencedora, registrou números mais expressivos na véspera, com a expulsão de Hariany, do que na final: 27,9 pontos, recorde da temporada.

Cabe lembrar que ano passado, com a vitória de Gleici – uma das sisters mais festejadas dos últimos tempos –, o BBB emplacou 33 pontos, o melhor índice do reality desde os 41 do BBB10, que consagrou Marcelo Dourado – outro brother controverso, em sua segunda passagem pela casa. O recorde para um final segue com a primeira edição, conquistada por Kléber Bambam em 2002: 59 pontos.

Já com relação à média-geral, o BBB 2019 ocupa a lanterninha com apenas 20,0 pontos. O anterior cravou 25,7 pontos – acima do BBB11 (25,5), do BBB13 (24,7), do BBB15 (23,9), do BBB16 (23,6), do BBB14 (22,9) e do BBB17 (22,9). O recorde positivo pertence ao BBB5, com 47,3 pontos; na sequência, BBB4 (45), BBB6 (42,7), BBB7 (41,3), BBB1 (40), BBB3 (39), BBB8 (37,3), BBB2 (37), BBB9 (31) e BBB12 (26,5).

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.