Dona de Mim, atual trama das sete da Globo, promete emocionar ainda mais o público ao conectar seu enredo com histórias anteriores do universo criado por Rosane Svartman.
A autora decidiu trazer de volta dois personagens marcantes: Yuri (Jean Paulo Campos), de Vai na Fé (2023), e o padre Paulo (Guti Fraga), de Bom Sucesso (2019), de acordo com informações do Notícias da TV.
A chegada dos personagens cria um universo compartilhado entre as novelas, algo pouco comum na teledramaturgia brasileira.
As participações não serão apenas simbólicas, mas desempenharão papéis importantes nos desdobramentos da trama principal.
Yuri agora é defensor público em Dona de Mim
Yuri, que em Vai na Fé era um jovem estudante de Direito vítima de racismo e erro judicial, retorna agora já formado e atuando como defensor público.
Sua estreia em Dona de Mim acontece no capítulo desta quinta-feira (15), quando ele assume o caso de Ryan (L7nnon), atualmente preso.
Logo na primeira cena, o reencontro com a realidade carcerária será marcado por ironia e esperança. Ryan duvida da experiência de Yuri: “Tanto tempo esperando um advogado… Quando o ‘doutor’ se formou? Semana passada?”.
Mas o defensor responde com firmeza e empatia: “Há tempo suficiente para analisar seu caso e ver que já passou da hora de você ter uma progressão de pena”.
A motivação de Yuri também será relembrada: “Sabe, ouvi na faculdade dizerem que o sistema penal é uma máquina de moer carne. E carne negra. Foi por isso que me tornei defensor público”, explica, em um momento que resgata o drama vivido pelo personagem em Vai na Fé.
Padre Paulo retorna à Penha
Outro personagem que volta à cena é o padre Paulo, vivido por Guti Fraga. Ele reaparece a partir do capítulo de 26 de maio, quando Samuel (Juan Paiva) e Leo (Clara Moneke) levam Sofia (Elis Cabral) à igreja de Nossa Senhora da Penha, frequentada no passado por Ellen (Camila Pitanga), mãe da menina.
Em Bom Sucesso, a igreja e o bairro da Penha eram elementos centrais na vida de Paloma (Grazi Massafera). Agora, o religioso ressurge como uma figura afetiva e, curiosamente, fofoqueira.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]