E a Globo? Jogos Pan-Americanos ficam fora da TV após 28 anos

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos ficam foram da TV aberta após 28 anos após agência receber não de Globo e Disney (Imagem: Reprodução / SporTV)

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, estão fora da TV no Brasil. Representantes da PanAm Sports vão voltar para casa sem nenhuma emissora do país como detentora dos direitos de transmissão do evento esportivo.

É algo péssimo e que não acontece desde 1995. A próxima edição, prevista para começar no dia 20, tem confirmação de exibição apenas no Canal Olímpico do Brasil, mantido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), e pela Cazé TV, nova parceira da entidade na exibição dos jogos.

A ausência dos Jogos Pan-Americanos na TV não ocorre por falta de diálogo, segundo a Folha de S. Paulo. A Globo encerrou negociações em agosto, depois que a PanAm Sports chegou a pedir R$ 48 milhões pelos direitos de exibição.

Agência responsável pela venda dos Jogos Pan-Americanos recebe negativas de canais brasileiros

A Globo recusou a ideia de desembolsar quase R$ 50 milhões por um evento que nunca foi sinônimos de altos índices de audiência. Ao mesmo tempo, uma equipe foi designada para uma cobertura simples direto de Santiago, no Chile.

Um valor semelhante foi pago pela Record nos últimos contratos. A emissora do bispo Edir Macedo transmitiu o Pan de forma exclusiva em 2011, 2015 e 2019. O contrato foi rescindido durante a pandemia do coronavírus.

Na TV paga, a Disney, por meio da Star+, a plataforma de streaming esportivo, descartou um contrato com a detentora dos direitos comerciais, pois percebeu que estrategicamente não valeria a pena dividir a atração com a Cazé TV.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].