Editor do site The Intercept critica e faz revelações sobre a Globo

The Intercept
Leandro Demori, do The Intercept, explicou detalhes dos arquivos vazados do celular de Sergio Moro à Jovem Pan (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

O editor-executivo do site The Intercept, Leandro Demori esteve no programa “Pânico”, da rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira (27) para falar sobre as mensagens atribuídas ao ministro da Justiça Sergio Moro.

Em bate-papo com os apresentadores, Demori afirmou que Moro atuou como chefe da operação Lava-Jato na época em que era juiz federal. O jornalista ainda negou a tese de que a intenção do site é derrubar o atual ministro. “Se o Moro cair, o problema é do Moro e do [presidente Jair] Bolsonaro. Não estou nem aí para isso”, afirmou.

Sobre a Globo, que acusou o The Intercept de tentar extorqui-la, Demori explicou sua versão em relação à polêmica envolvendo os arquivos vazados do celular do ex-juiz federal e a divulgação em seus telejornais. “Qual é a função da imprensa? Acho que isso está sendo pouco discutido“, começou Demori.

A função da imprensa é receber uma informação, checar e a partir do momento que essa informação for de interesse público, publicá-la. Se nós fizéssemos o contrário disso, deveríamos mudar de profissão“, explicou o jornalista que emendou: “Se essa informação chega a qualquer redação e não é publicada, essa redação merece fechar”.

E qual foi a treta da Globo que o Ali Kamel mandou uma carta aqui [para a Jovem Pan]?”, indagou Emilio Surita. “Esse material é muito grande e histórico. Daqui alguns anos, estaremos discutindo esse material e não os hackers. Nós pensamos que não daríamos conta de dar essa notícia sozinhos por ser muita coisa e queríamos que outras redações olhassem o material para tirar essa visão de que estejamos manipulando o material”, começou explicando.

O que nós fizemos? Começamos a sondar parceiros. O que sabíamos que existia da Intercept dentro da Rede Globo era que existia uma proibição do site. A Globo nunca cita o Intercept. O jornal O Globo nunca cita o site, mas sempre dá nossas informações“, prosseguiu Demori.

Nós entramos em contato com o Fantástico pra saber se eles tinham interesse de trabalhar com o Intercept no material que tínhamos na mão por ser grande e muito importante. Nós não falamos o que era porque não queríamos vazar essa informação de maneira irresponsável e queríamos saber se havia um veto de a TV Globo trabalhar com o Intercept. Essa resposta nunca veio por parte da TV Globo. Diante disso, entendemos que existia um veto e, por isso, fomos trabalhar com a Folha [de S. Paulo] que não existe veto nenhum e a Folha está olhando o mesmo arquivo que estamos olhando. A Folha teve acesso a tudo o que o Intercept tem disponível“, contou Leandro Demori.

O jornalista ainda contou que há uma proteção forte contra o vazamento desses arquivos e que tudo foi mandado para fora do Brasil por precaução de bloqueio do site por parte do Governo Federal.

Confira a repercussão:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.