Eduardo Sterblitch faz preparação especial para viver o Diabo em Grande Sertão: Veredas

Eduardo Sterblitch
Eduardo Sterblitch viverá o diabo em filme Grande Sertão: Veredas (Imagem: Reprodução / Instagram)

O ator Eduardo Sterblitch está fazendo uma preparação corporal especial para iniciar as gravações do longa Grande Sertão: Veredas, dirigido por Guel Arraes. Na produção, que é uma adaptação do livro homônimo de Guimarães Rosa, ele dará vida a Hermógenes, também chamado de “O Demo”.

Em breve conversa com a colunista Patrícia Kogut, o artista contou: “Vou ficar fortão e virar o Diabo. Desafio absurdo de bom”. A previsão era que as gravações começassem em maio do ano passado, no Rio de Janeiro, mas os planos foram adiados por conta da pandemia da Covid-19.

A versão contemporânea da história de Riobaldo e Diadorim será ambientada na favela de uma grande cidade chamada Grande Sertão e terá como mote a guerra urbana, entre facções de um morro.

Foi dificílimo, um desafio absurdo, mas, ao mesmo tempo, maravilhoso. Para fazer uma boa adaptação, e já fiz muitas para a TV, você tem que fazer a ponte entre duas linguagens, mantendo o sentido da obra”, disse o diretor em entrevista ao jornal O Estado de Minas.

O roteiro do longa também ficou sob responsabilidade do escritor Jorge Furtado. “É uma obra que me acompanha há 40 anos. Devo ter lido pela primeira vez aos 18, 19. Sei de cor vários trechos”, comentou ele, que seguiu falando da importância de se contar a história nos tempos atuais.

“O que justifica fazer o filme é a atualidade da história. E ela é absurda, pois trata de violência no Brasil, bem e mal, jovens armados se matando. Estamos sendo extremamente fiéis à história, principalmente à fala do Guimarães. Em raríssimos momentos tivemos o atrevimento de escrever alguma coisa”, reforçou.

Grande Sertão teve sua primeira versão para o cinema em 1965, em longa-metragem dirigido pelos gêmeos mineiros Geraldo e Renato Santos Pereira, com Maurício do Valle como Riobaldo e Sônia Clara como Diadorim.

A história só voltou a ganhar outra adaptação 20 anos depois, quando a Globo fez a minissérie dirigida por Walter Avancini, tendo Tony Ramos e Bruna Lombardi nos papéis principais. Já em 2008 a narrativa retornou ao cinema, em um docudrama dirigido por Willy Biondani que ganhou o título de Sertão: Veredas. Odilon Esteves e Silvia Lourenço interpretaram os papéis principais.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›