Elenco, diretor e autor de Sob Pressão falam sobre a nova temporada da série

Sob Pressão
Marjorie Estiano (Carolina) e Julio Andrade (Evandro) em Sob Pressão; Globo lança nova temporada de série (Imagem: João Cotta / Globo)

A partir de 12 de agosto, a emergência do Hospital Edith de Magalhães, o maior do Rio de Janeiro, referência na cidade, estará aberta. Décio (Bruno Garcia), Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Mauro (David Junior), Gustavo (Marcelo Batista), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antelo) passam a integrar a equipe da instituição de saúde, que também contará com a recém-formada enfermeira Lívia (Bárbara Reis). A quarta temporada da série Sob Pressão foi apresentada à imprensa nesta quarta-feira (4) com um encontro online entre direção, autor, elenco e jornalistas.

Desta vez, a pandemia de Covid-19 não será abordada nos episódios, apesar de o país ainda sofrer com o vírus. “Optamos por trazer um hospital referência, que não trata casos de Covid. Ano passado, a saúde pública ficou paralisada, por isso queremos falar da saúde como um todo, mostrar outras emergências que ficaram apagadas”, diz o diretor Andrucha Waddington.

Para o autor Lucas Paraizo, a temporada traz novamente casos inspirados na vida real. “Alguns assuntos já foram abordados nas outras temporadas, como racismo e o HIV, mas é importante voltar aos temas, sob uma nova perspectiva. Vamos falar do HIV na terceira idade, por exemplo, pois vimos durante a pesquisa que os casos tinham aumentado bastante nessa faixa etária”, adianta.

A oportunidade de estar em uma produção tão elogiada e longeva, que traz a realidade de grande parte da população brasileira, enaltecendo o trabalho dos médicos e do SUS (Sistema Único de Saúde) foi o assunto mais comentado por elenco e direção durante a coletiva. “Queremos que a esperança seja o motor dessa temporada. Esperança à vida, à melhora da saúde no nosso país”, salienta o autor. Mas ao mesmo tempo que há esperança, Drica Moraes acrescenta que também existe a dor de um país que não se modifica em sua base.

Protagonista de Sob Pressão, o ator Julio Andrade admite que a trama tem mexido muito com ele por se tratar de um tema que lhe é muito caro: família. “É um privilégio viver tanto tempo esse personagem, o quanto ele já me deu e o quanto me emprestei pra ele. Nessa temporada, o Dr. Evandro passa a dar mais atenção à vida pessoal depois de quase ter morrido de Covid. Tem nele, muito de mim, como entendo a vida, a família e isso me emociona demais”, destaca.

Marjorie Estiano acrescenta que a série trouxe um sentido maior de propósito, por participar de algo que tem uma importante função social: “Já sentia, desde os primeiros episódios, da primeira temporada, que era algo muito especial. E o retorno do público foi imediato, de profissionais, da população que se via retratada naqueles casos, e até mesmo de estudantes, que se inspiravam na série para serem médicos no futuro. É muito gratificante fazer parte disso”.

Sem dar spoilers, a atriz conta que o novo desafio que sua personagem vai enfrentar é a maternidade, com a chegada de uma criança que vai balançar as estruturas do casal.

Entre tantos dramas reais retratados na série, a relação do casal Evandro e Carolina não é deixada de lado. Para Lucas Paraizo, a premissa sempre foi a de que não é um casal comum. “Eles sempre vão nos surpreender. Os problemas enfrentados pelos dois não podem ser menores do que os dos pacientes”, salienta.

Eles têm maturidade para resolver os problemas de um jeito que sempre me surpreende”, revela Julio. “Acredito também que a forma como nos colocamos em cena, inteiros individualmente, querendo ver o casal funcionar, faz a química acontecer. A profundidade dos conflitos, a forma como são escritos, gravados, a construção de tudo, a direção, tudo isso contribui bastante”, completa Marjorie.

Além do elenco fixo, em cada um dos episódios, Sob Pressão vai abordar ‘doenças sociais’ e vai contar com participações especiais de grandes nomes, como Ary Fontoura, Arlete Salles, Ailton Graça, Claudia Di Moura, Grace Passô, Cyria Coentro, João Vitor Silva, Yanna Lavigne, Adriano Garib e Tatiana Tiburcio, entre outros.

Fernanda Menezes Côrtes
Fernanda Menezes Côrtes é jornalista, com mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação, sendo os últimos onze anos voltados ao mundo do entretenimento e da televisão. Trabalhou na comunicação da Globo e do Canal Viva e como assessora de artistas.
Veja mais ›