Instituto responsável pela aferição dos índices de audiência dos canais de TV no país, o Kantar Ibope decidiu diminuir o valor do ponto de audiência para 2024. A atitude histórica já é de conhecimento de Globo, Record, SBT, Band, RedeTV! e das demais emissoras.
O Ibope tomou a decisão diante dos resultados do Censo 2022, divulgados no ano passado pelo IBGE, que apontou avanço de 0,52% ao ano da população de 2010 para 2022, de acordo com as informações do jornal Folha de S. Paulo.
Ibope reduz números de audiência na TV em 2024
A marca informou que “as estimativas populacionais são decorrentes da combinação de estudos da Kantar IBOPE Media e dos dados oficiais divulgados pelo novo Censo do IBGE”.
Além disso, o Ibope esclareceu que, em relação aos números de audiência, “um ponto sempre representará 1% da população com acesso à TV no universo pesquisado”.
O Brasil soma 203,1 milhões de habitantes. A empresa trabalhava com o número de 207,8 milhões. Por causa disso, o instituto foi obrigado a reduzir em todas as capitais, mas promoveu a divulgação apenas dos índices para o Painel Nacional de Televisão.
Em São Paulo, o valor saiu de 207 mil para 191 mil, uma queda de 15 mil em comparação a 2023. No PNT, o número saiu de 253.273 mil domicílios e 658.194 indivíduos, numa queda de 20 mil domicílios e 40 mil indivíduos em relação ao ano passado.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].