Celso Portiolli
Celso Portiolli é sucesso à frente do Domingo Legal (Imagem: Lourival Ribeiro / SBT)

A estratégia suicida de deixar para renovar contratos a poucos dias do fim, não é algo comum apenas à Record, muito pelo contrário – como se sabe, o canal de Edir Macedo vacilou e perdeu Reinaldo Gottino para a CNN Brasil. O SBT, ao que parece, resolveu brincar perigosamente com o assunto.

Esta coluna do RD1 apurou que o contrato de Celso Portiolli com o SBT se encerra em novembro próximo. O vínculo, porém, assegura uma renovação automática por mais 1 ano. Mas há um detalhe e tanto: para rescindi-lo, basta que uma das partes apresente aviso prévio com três meses de antecedência.

Ainda que a direção do SBT não esteja se espelhando em sua principal concorrente, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Portiolli tornou-se uma das maiores audiências e faturamentos da casa, logo, um dos pilares, o que ligou o radar justamente da Record para tê-lo na grade dominical.

Com uma carreira irretocável até aqui, Celso é visto pelo mercado como um exímio vendedor, ou seja, é desejado por dez entre dez marcas quando a intenção é falar com a dona de casa, os mais jovens e a família como um todo, daí a sua onipresença nos comerciais de todas as emissoras.

A Record sacou isso há alguns meses, principalmente quando o Domingo Legal voltou à faixa das 11h e passou a acumular uma fila de anunciantes. Além de fazer um estrago pelos lados da Barra Funda, a ponto do Domingo Show, de Geraldo Luís, voltar a ser ao vivo e no mesmo horário, Celso tem incomodado cada vez mais a Globo aos domingos, principalmente no confronto com o Esporte Espetacular. Também não dará moleza a Sabrina Sato, a sucessora de Geraldo na faixa.

Em agosto, a tom de curiosidade, o Domingo Legal fechou com 8,7 pontos na Grande São Paulo, “apenas” 50% a mais que a Record (5,8), e impactou 55 milhões de telespectadores em todo o país. É a melhor performance em 10 anos, desde julho de 2009, quando o dominical ainda carregava as digitais de Gugu Liberato.

Não parece nada inteligente que o SBT abra mão, ou coma mosca como a outra, de um ativo tão importante em sua programação. Celso Portiolli tem a cara da emissora, e mais do que isso, do domingo.

🔔Boletim RD1 | Notícias dos Famosos